O vice-governador Gabriel Souza recebeu, nesta quinta-feira (28/8), uma comitiva do Chile para tratar do Porto Meridional de Arroio do Sal e da Rota Bioceânica Sul (Rota 5) – um corredor logístico multimodal, que combina rodovias e hidrovias, conectando Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. O encontro contou com a participação do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt, e do prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.
Durante a reunião, Gabriel falou sobre os processos que envolvem o Porto de Arroio do Sal, que segue em fase de elaboração de estudos para obtenção da Licença Ambiental Prévia.
“A discussão sobre um porto mais ao norte do Rio Grande do Sul é muito antiga e, agora, temos avanços significativos para viabilizar o Porto de Arroio do Sal. Além de gerar milhares de empregos, será fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Gabriel. “A vinda da comitiva do Chile é muito importante para estreitarmos essas relações, já que há produtos gaúchos lá e eles possuem um comércio forte por aqui também.”
O empreendimento já possui autorização do Ministério de Portos e Aeroportos, da Marinha e da Secretaria do Patrimônio da União. O próximo passo é a assinatura do contrato de adesão como Terminal de Uso Privado (TUP) com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o terminal deve gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos durante a construção.
O governo do Estado declarou, em maio, a utilidade pública das obras para fins de supressão de vegetação nativa, em decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. A medida permite à empresa Porto Meridional Participações S.A. solicitar autorização ambiental, respeitando a Lei da Mata Atlântica, sem substituir o processo de licenciamento. O projeto ainda depende da análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo Ibama.
A previsão é de que as obras comecem no primeiro quadrimestre de 2026 e a operação se inicie em 2028, com capacidade de movimentar até 53 milhões de toneladas por ano e receber navios de até 399 metros de comprimento. Para o Chile, o Porto Meridional de Arroio do Sal será uma importante rota para escoar produtos para o mercado asiático.
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