📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi
Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Segundo encontro do projeto que marca o bicentenário da imigração alemã no Litoral Norte é realizado em Capivari do Sul

Iniciativa promovida pela Sicredi Caminho das Águas propõe uma imersão na história e na formação das comunidades locais, conectando passado, presente e futuro

Publicado

em

Capivari do Sul foi sede, na última quarta-feira, 22 de abril, do segundo encontro do projeto que marca o bicentenário da imigração alemã no Litoral Norte do Rio Grande do Sul (1826–2026).

A iniciativa, desenvolvida pela Sicredi Caminho das Águas em parceria com a Vale TV e com curadoria do historiador e escritor osoriense Rodrigo Trespach, propõe uma imersão na história e na formação das comunidades locais, conectando passado, presente e futuro. Ao longo do projeto, os encontros serão registrados em vídeo e irão compor uma obra audiovisual que reunirá depoimentos, reflexões e registros sobre o legado da imigração alemã no Litoral Norte gaúcho.

Neste segundo encontro do projeto, o tema foi a presença feminina no processo de imigração. Um painel comandado pela apresentadora da Vale TV Claudia Kirst abordou ainda o papel das mulheres nas comunidades de Capivari, Palmares e Mostardas com a participação das produtoras rurais e Coordenadoras Regionais da Comissão das Mulheres da Farsul Shirlei Souza, Diretora do Sindicato Rural de Mostardas, Laura Muller, Diretora do Sindicato Rural de Palmares, Capivari e Cidreira, e a empresária Bárbara Cassola, presidente da ACIPS de Palmares.

Mais do que revisitar a história, o projeto busca promover o diálogo com as comunidades sobre temas como cultura, economia, sociedade e identidade regional, contribuindo para a construção de uma visão coletiva sobre o futuro do território. A programação prevê encontros ainda em Maquiné, Tramandaí, Imbé, Dom Pedro de Alcântara, Capão da Canoa, Xangri-lá, Terra de Areia, Itati, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas e Torres, onde será realizado o evento de encerramento, em novembro.

A escolha do período não é por acaso: o projeto se desenvolve ao longo de 2026 como preparação para o marco histórico de 17 de novembro de 2026, data que assinala os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães à região e que simboliza um dos momentos mais importantes na formação cultural, social e econômica do Litoral Norte gaúcho.

O evento em Capivari do Sul contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, do prefeito de Capivari Marco Cardoso, Diretora de Cultura Nora Nunes, autoridades civis e convidados.

Relação de Capivari do Sul com a imigração alemã

A imigração alemã no Litoral Norte gaúcho, incluindo a região de Capivari do Sul, teve papel fundamental, com o marco de 17 de novembro de 1826, quando centenas de colonos vindos de São Leopoldo passaram pela região a caminho de Torres, enfrentando longa jornada. Essa ocupação visava povoar áreas costeiras e ligar o Rio Grande do Sul ao centro do país.

Em 17 de novembro de 1826, cerca de 422 colonos, vindos da Colônia de São Leopoldo, navegaram pelo Guaíba e Lagoa dos Patos, passando por Capivari do Sul, em direção à zona de Ponta das Torres.

 

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.