O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou, nesta quarta-feira, 14 de janeiro, nove pessoas por roubo majorado com restrição de liberdade e associação criminosa, após um ataque armado ocorrido em janeiro de 2023 em um canteiro de obras de uma subestação de energia, localizada no quilômetro 120 da RSC-101, em Capivari do Sul.
O grupo rendeu cerca de 30 trabalhadores, subtraiu carga avaliada em cerca de RS 1 milhão e ocultou parte do material em Canoas. A denúncia é do promotor de Justiça Lucas Codeceira, que atua em Palmares do Sul.
Segundo a denúncia, os acusados chegaram ao local usando uniformes e capacetes para simular vínculo com a empresa. Armados, renderam os funcionários e os mantiveram trancados por cerca de 40 minutos, enquanto carregavam caminhões com bobinas de cabos, equipamentos industriais e duas armas de fogo retiradas do cofre da empresa. A ação criminosa ocorreu em 21 de janeiro de 2023.
As investigações apontaram que os denunciados dividiram funções para garantir o êxito da empreitada. Após o roubo, parte da carga foi levada para Canoas, onde houve transbordo para um depósito. O grupo também se apoderou de bens pessoais das vítimas, como celulares e valores em espécie.
O promotor Lucas Codeceira destacou a estrutura e o planejamento da ação. “O grupo atuou de forma estruturada, com divisão de funções, rendendo aproximadamente 30 trabalhadores mediante o emprego de armas de fogo. As investigações demonstraram que os criminosos monitoraram a rotina da empresa lesada por vários dias antes da ação, revelando elevado grau de planejamento e sofisticação na empreitada delituosa”.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI