📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Litoral

Formação de ciclone extratropical coloca Litoral Norte em alerta

No sábado, vento mais forte no território gaúcho se daria entre o Centro-Norte da Lagoa dos Patos e arredores; Palmares está na área de risco

Publicado

em

Entre a madrugada de sexta-feira (7/11) e o decorrer de sábado (8/11), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical no oceano provoca tempestades severas no Oeste, nas Missões, no Noroeste, no Centro e no Norte do Estado. Estão previstas chuvas intensas (com acumulados expressivos), rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas.

Há possibilidade de formação de uma linha de instabilidade com potencial de rajadas de vento severas e tornados, especialmente nas regiões Noroeste e Norte, na tarde de sexta.

Confome a MetSul Meteorologia, a sexta-feira será o dia mais crítico para a ocorrência de chuva forte a intensa e temporais, alguns localmente fortes e até severos de vento e granizo, pela ciclogênese (formação do ciclone) sobre o Grande do Sul. À medida que a baixa pressão ingressa e se aprofunda no Rio Grande do Sul, nuvens de grande desenvolvimento vertical vão se formar. A atmosfera já estará instável com chuva em pontos mais a Oeste do estado na madrugada e tomará conta, intensificando-se, no decorrer do dia. As regiões que mais devem ser afetadas são o Oeste, o Centro e a Metade Norte, no caso do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a tendência é de chuva com maiores volumes da tarde para a noite, embora já possa chover antes.

No sábado,o ciclone vai trazer vento de 50 km/h a 80 km/h na maioria das cidades gaúchas, mas que, isoladamente, podem ser superiores. A MetSul segue indicando que o vento mais forte no território gaúcho se daria entre o Centro-Norte da Lagoa dos Patos e arredores, Porto Alegre, Sul da Região Metropolitana e entre os Litorais Médio e Norte (Mostardas a Torres).

Em Porto Alegre, as rajadas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h na maior parte da cidade, mas pela topografia (prédios e relevo) podem ocorrer rajadas superiores. Mais ao Sul da capital e perto do setor Norte da Lagoa dos Patos, rajadas de 80 km/h a 100 km/h com possibilidade de marcas localizadas superiores, o que se prevê também para o Litoral Médio (Mostardas a Pinhal e Palmares do Sul). No Litoral Norte, rajadas de 80 km/h a 100 km/h, mas que em alguns pontos podem passar de 100 km/h.

Assim, por ventos ciclônicos, os municípios de maior risco de ventania forte a intensa incluem Tapes, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba, Viamão, Porto Alegre, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares, Balneário Pinhal, Cidreira, Osório, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres.

As informações são de Metsul.com (reportagem completa).

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.