📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Elma Sant’Ana doa estátua de busto de Giuseppe Garibaldi a Capivari do Sul

Prefeito Marco Cardoso fez questão de citar o ex-prefeito Sérgio Marocco, quem deu início aos trabalhos culturais envolvendo a Saga de Garibaldi

Publicado

em

Dentro das comemorações dos 30 anos de emancipação política de Capivari do Sul, realizadas no sábado, 25 de outubro, foi inaugurada a estátua do busto de Giuseppe Garibaldi. O monumento foi doado pela escritora Elma Sant’Ana em 2023 e, neste ano, foi feito o pedestal em granito com a placa de doação. Ele ficará exposto em definitivo na Sede do Executivo.

O município ficará responsável pela sua guarda, conservação e exposição adequada, comprometendo-se a zelar pelo busto, mantendo-o assim em local seguro e adequado, garantindo sua preservação e acessibilidade ao público.

Segundo a escritora Elma Sant’Ana, Giuseppe Maria Garibaldi é o Guardião Histórico da comunidade de Capivari do Sul.

“Esse busto passou por diversas cidades, muitas com interesse em tê-lo. Mas eu não vi outro município melhor para recebê-lo do que Capivari. Foi aqui que tudo aconteceu e tenho certeza que será muito bem cuidado e valorizado”, disse Elma.

Ana Terra, vice-presidente do Instituto Anita Garibaldi, lembrou da importância de cultivar e trabalhar a história de Garibaldi, não só em Capivari, mas no cenário cultural gaúcho.

“Peço que vocês, independente se estejam na política ou não, que continuem com esse trabalho. Passem adiante essa história. Isso aqui é para sempre”, comentou.

O prefeito Marco Cardoso fez questão de citar o ex-prefeito Sérgio Marocco, primeiro Chefe do Executivo de Capivari que deu início aos trabalhos culturais envolvendo a Saga de Garibaldi.

“Esse meu sentimento garibaldino começou com o Marocco, pois foi ele que descobriu a Elma Santanna e a trouxe para Capivari. Elma não conhecia Capivari e não tinha qualquer ligação. Desde então ela sempre esteve conosco ajudando e estando presente. Para mim, sem dúvidas, a passagem de Garibaldi por Capivari com seus lanchões, saindo do Rio Capivari e indo até Tramandaí e depois Laguna, é a maior epopeia do mundo. Que nós possamos dar seguimento a toda essa história e legado deixado pelo Marocco”, disse Marco.

Após os pronunciamentos, houve o descerramento do busto de Giuseppe Garibaldi na presença de Secretários, vereadores e convidados.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.