Um novo ciclone extratropical nesta semana deverá provocar fortes rajadas de vento na região do Litoral Norte gaúcho.
O sistema se originará de uma baixa pressão que se formará n Chile e afetará ainda Argentina, Uruguai, Paraguai e o sul do Brasil.
Em um primeiro, o episódio de temporais fortes a severos será causado pela formação do ciclone no continente, chamada de ciclogênese. Essa formação dará origem a uma linha de instabilidade que cruzará o território gaúcho entre o final da terça e início da quarta-feira com chuva, raios e temporais.
Os ventos podem chegar a 100km/h e não se descarta ainda a formação de super células de tempestades capaz de gerar vento destrutivo.
Conforme a Metsul Meteorologia, serão episódios isolados de tempestade e as áreas de maior risco de tempo severo são o Nordeste da Argentina, Centro-Sul do Paraguai, Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina, apesar de tempo severo ser possível em outras áreas.
Em um segundo momento, na quarta-feira, com o ciclone já formado junto à costa, os ventos devem soprar entre 70 e 90km/h no Litoral Norte, em especial as regiões próximas a Lagoa dos Patos, mas podendo chegar aos 100km/h na costa.
O vento pode soprar com rajadas fortes a muito fortes em Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Osório, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Chuí.
O vento terá potencial de derrubar árvores, causar destelhamentos, colapso de estruturas, derrubar postes e gerar e cortes de energia.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI