📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Palmares do Sul está entre os municípios contemplados na segunda fase do programa Desassorear RS

Prefeito Regis Bauermann, o secretário de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente Aluizio Dias e a diretora de Cultura Carmem Marco participaram do anúncio nesta sexta-feira

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, em Porto Alegre, foi assinada a adesão de Palmares do Sul à segunda etapa do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS). Estiveram presentes o prefeito Regis Bauermann, o secretário de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente Aluizio Dias (Verdinho) e a diretora de Cultura Carmem Marco.

Conforme o Executivo, o cadastramento acabou não sendo feito pela gestão passada no período destinado; sendo buscado, novamente, através da Secretaria de Planejamento, com apoio do deputado Joel Wilhelm, após meses de elaboração de projetos e licenças.

A iniciativa integra o Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em cidades que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.

Em Palmares, os serviços serão realizados no Rio Palmares (confira foto abaixo) através do empréstimo de máquinas por parte do Governo do Estado.

O assoreamento – acúmulo de sedimentos, resíduos e materiais orgânicos ou inorgânicos nos recursos hídricos – é um processo natural, mas que foi agravado pelos eventos climáticos extremos de setembro e novembro de 2023 e de maio de 2024. Esse acúmulo reduz a capacidade de retenção de água, favorecendo a ocorrência de alagamentos e enchentes mesmo com chuvas de menor intensidade.

O Desassorear RS é conduzido pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com as prefeituras, oferecendo financiamento, suporte técnico e supervisão. O programa atua em dois eixos:

Eixo 1: recursos hídricos de pequeno porte (rios de primeira, segunda e terceira ordem).
Eixo 2: rios de quarta ordem ou superior.

Além das operações de limpeza, o programa prevê a criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e contratação de horas-máquina para execução dos serviços.

Além das operações de limpeza, o programa prevê a criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e contratação de horas-máquina para execução dos serviços.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.