📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa
Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Palmares do Sul investe na formação dos profissionais da educação com foco na Lei Lucas

Norma determina que escolas e espaços de recreação infantil, públicos ou privados, devem contar com funcionários capacitados em primeiros socorros

Publicado

em

Encontro ocorreu na última semana em Palmares – Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Palmares do Sul está iniciando um importante movimento para garantir a capacitação de todos os profissionais da rede de ensino no que se refere à Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018).

A Lei Lucas determina que escolas e espaços de recreação infantil, públicos ou privados, devem contar com funcionários capacitados em primeiros socorros. A iniciativa surgiu após uma tragédia envolvendo o pequeno Lucas Begalli Zamora, que faleceu ao se engasgar durante um passeio escolar. Desde então, a legislação busca evitar que casos como esse se repitam, exigindo preparo e ação imediata em situações emergenciais.

No dia 18 de junho, uma reunião especial foi realizada na Secretaria de Educação com objetivo planejar a implementação da capacitação exigida pela Lei Lucas, garantindo que professores, auxiliares, monitores e demais profissionais estejam prontos para agir com eficiência diante de qualquer emergência. Além da Secretária Rosana Nunes, partiicparam Giovane Augusto da Silva, Morgana Mallmann e Rafael de Souza Barbosa Wendelstein.

“Essa formação é mais que uma exigência legal – é um ato de cuidado, responsabilidade e valorização da vida. Cada profissional preparado representa uma chance a mais de salvar uma vida. Essa ação demonstra o nosso compromisso com a integridade das nossas crianças e com a qualificação contínua da rede. Nos próximos dias, novas informações sobre os cursos e formações serão divulgadas. Estamos dando passos concretos para garantir que Palmares do Sul esteja cada vez mais preparada, humana e segura para nossas crianças”, diz a nota divulgada pela Secretaria nas redes sociais.

O que a Lei exige?

Capacitação anual dos profissionais da educação em primeiros socorros
Treinamento realizado por profissionais da saúde, com no mínimo 4 horas de duração
Kit de primeiros socorros disponível na escola
Certificação visível no ambiente escolar

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.