A Prefeitura de Capivari do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para as faltas que ocorrem em consultas tanto médicas, quanto odontológicas e atendimentos em psicologia que são agendadas nas Unidades Básicas de Saúde do município. A marcação de consultas e exames é uma área com muita demanda por parte da comunidade, principalmente com médico da família e pediatra.
No entanto, assim como essa questão aflinge os moradores, também preocupa a Secretaria da Saúde. A fila de agendamentos é grande, mas o número de faltas também tem crescido consideravelmente. A ausência dos pacientes nas consultas, sem aviso prévio, causa transtornos para ambos os lados. Os impactos de um paciente faltoso podem ser extremamente prejudiciais ao poder público, que arca com o pagamento do profissional, e também para a fila de pacientes, que aguarda uma vaga para ser atendido.
Somente no mês de abril, 182 pessoas faltaram em consultas agendadas: 19 em Clínico Geral, 18 Psicóloga, 63 Dentista, 37 Nutricionista, 15 Ginecologista, 10 Pediatra e 20 Fonoaudióloga. A Secretaria de Saúde pede que, em caso de não comparecimento, avisar com no mínimo 24 horas de antecedência.
Quando um paciente não comparece na consulta, todos os outros são prejudicados. Entre as consequências das faltas, está o aumento das filas de espera, já que outras pessoas deixam de ser atendidas. Isso interfere também na redução da produtividade dos profissionais de saúde.
Retirada de exames também preocupa
Outra questão que vem preocupando a Secretaria de Saúde é a não retirada dos exames realizados pelos pacientes. Hoje, após uma semana, grande maioria dos resultados já estão prontos e aptos a serem retirados e posteriormente encaminhados aos médicos. A demora na retirada acaba prejudicando o próprio paciente, que tem a causa do seu problema e tratamento adiado devido a demora nos procedimentos.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI