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Capivari do Sul

Capivari do Sul será o primeiro município do Estado a implementar o Sistema Eletrônico de Informações

Anúncio oficial ocorreu durante a Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-Lá, e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e do prefeito Marco Cardoso

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Capivari do Sul foi o primeiro município a aderir à proposta - Foto: Karine Paixão, Ascom/SPGG

O município de Capivari do Sul, no Litoral Norte gaúcho, será o primeiro do Rio Grande do Sul a aderir ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que será utilizada pela Prefeitura para tramitar, de forma virtual, seus processos administrativos.

O anúncio oficial ocorreu durante a Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Xangri-Lá, na manhã desta quinta-feira (20). O ato contou com a presença do prefeito de Capivari Marco Antônio Cardoso.

O tema foi apresentado pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo secretário em exercício da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira. O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e amplamente utilizada por órgãos federais.

“Quando nós assumimos este quinto mandato sabíamos que muitas coisas na administração vinham sofrendo mudanças, e a tecnologia é uma delas. Poder aderir a essa plataforma vai facilitar o trabalho de toda a administração, além de facilitar a busca por processos administrativos, dando mais agilidade e fluidez aos nossos serviços. Em menos de dois meses de gestão ser contemplado com um projeto dessa importância é de uma alegria imensa”, disse o prefeito Marco, destacando, ainda, a participação ativa do Secretário de Administração Renato Ferrari. “Logo que assumiu o Secretário Renato entrou em contato com a Procergs mostrando o interesse do município. Isso fez toda a diferença”, lembrou o Chefe do Executivo.

Na quinta-feira da última semana, dia 13, a equipe da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão esteve em Capivari fazendo a apresentação do sistema aos Secretários e equipe de governo.

Além de disponibilizar a ferramenta, o Estado fará a capacitação das equipes e o apoio operacional a todos os municípios que assinarem o acordo para operar o Sistema.

A implantação do SEI no RS é liderada pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI). A execução está a cargo da Divisão de Soluções Digitais da STI, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) e da Procergs.

Uma das vantagens do SEI é garantir a viabilidade de tramitação de um mesmo processo junto aos governos federal e estadual. Além disso, a contratação pela PROCERGS é realizada de forma simplificada, com contratação direta por dispensa de licitação. A empresa garante acesso contínuo por meio da nuvem, com a possibilidade de os arquivos serem acessados pelo smartphone de qualquer lugar do mundo.

 

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