O Rio Grande do Sul enfrentou nesta quarta-feira o seu quarto dia seguido de calor muito intenso a extremo em que as máximas novamente passaram outra vez dos 40ºC. A onda de calor que castiga os gaúchos, entretanto, vai continuar. Como a MetSul Meteorologia tem alertado, será um episódio de calor prolongado e que está longe de terminar com tendência de piorar antes de chegar ao fim.
O calor deve perdurar no Rio Grande do Sul por mais sete dias, de acordo com todas as projeções de modelos numéricos consultadas pela MetSul Meteorologia e, pior, com a tendência de o pico de calor no estado ocorrer na semana que vem.
A segunda-feira vai marcar o começo do período mais intenso desta onda de calor no Rio Grande do Sul. Marcas perto e acima de 40ºC são esperadas em grande número de municípios do estado. Na capital, a temperatura deve ficar ao redor de 40ºC e na região metropolitana deve passar de 40ºC.
A terça-feira da semana que vem pode ser o pior dia de calor deste episódio extremo. Mais uma vez numerosas cidades devem ter uma tarde tórrida com máximas próximas ou acima de 40ºC. Porto Alegre pode ter entre 40ºC e 41ºC e cidades da Grande Porto Alegre podem chegar a 41ºC a 42ºC.
Na quarta-feira, a onda de calor pode ter seu último dia. Áreas de instabilidade fortes com chuva e temporais já afetam um maior número de municípios pela aproximação de uma frente fria, mas antes da chuva diversos pontos ainda devem ter calor com marcas em algumas localidades acima dos 35ºC.
Na quinta-feira da próxima semana, finalmente, projeta-se que a atuação de uma frente fria possa trazer chuva mais generalizada com queda de temperaturas. As máximas ficam abaixo de 30ºC em muitas cidades em algumas não devem passar de 25ºC a 27ºC.
- O texto e informações são da Metsul Meteorologia
- Reportagem completa: clique aqui
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI