Conecte com a gente!

Geral

Chuva ganha força nesta terça e quarta no Rio Grande do Sul

Metsul alerta para acumulados superiores a 100 milímetros em algumas regiões

Publicado

em

Mapa de chuva acumulada até quinta-feira – Foto: Metsul

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de forte instabilidade com chuva por vezes localmente forte a torrencial com elevados volumes no Sul do Brasil entre esta terça e a quarta-feira com risco de acumulados superiores a 100 mm em alguns pontos.

Os maiores acumulados de chuva devem se dar principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas pode chover forte isoladamente também em áreas do Paraná nos dois dias com ar quente e úmido presente que forma nuvens mais carregadas.

A instabilidade se intensifica nesta terça-feira no Sul do Brasil a partir de uma área de menor pressão atmosférica que vai formar nuvens mais carregadas, de desenvolvimento vertical, favorecendo a ocorrência de chuva.

A chuva já atinge algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina de manhã, entretanto se prevê que a instabilidade aumente mais da tarde para a noite, quando aumenta o risco de chuva localmente forte.

O período de maior risco é o da madrugada e manhã da quarta-feira, período em que os dados indicam a possibilidade de precipitações mais intensas atingindo inicialmente o Centro do Rio Grande do Sul e avançando para Leste e Nordeste em direção aos vales, a Grande Porto Alegre, parte da Serra e do Litoral Norte.

Da tarde para a noite da quarta, a parte mais intensa da instabilidade começa a migrar para o oceano e já devem ocorrer momentos de melhoria com aberturas de sol, apesar de que em alguns pontos ainda pode chover.

Na quinta-feira, a instabilidade diminui bastante e o sol aparece com nuvens em vários pontos, embora algumas áreas ainda devam registrar momentos de maior nebulosidade com chuva isolada e passageira.

CHUVA OROGRÁFICA TRAZ RISCO DE VOLUMES EXCESSIVOS

Vento moderado a forte do quadrante Leste, do mar para o continente, carregado de umidade e com a temperatura do Atlântico acima da média, pode gerar condições de chuva orográfica associada ao relevo no Norte do Litoral Norte gaúcho e no Sul e no Leste de Santa Catarina.

Modelos indicam volumes muito altos numa área perto da Serra do Mar na região de Torres, no Litoral Norte gaúcho, e na encosta da Serra no Sul e no Leste catarinense, em assinatura de precipitação típica de chuva orográfica, capaz de gerar volumes muito altos a excessivos.

  • As informações são da Metsul Meteorologia

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.