Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Como está a situação em Palmares e o que esperar para os próximos dias

Publicado

em

Registro da manhã deste sábado na avenida Álvaro Camargo - Foto: Integração

Palmares do Sul vem sofrendo com a enchente do Rio Palmares há mais de 15 dias. Desde a madrugada de 9 de maio, muitas famílias dos bairros Pontão, São José, Porto, Agreste e Navegantes tiveram que sair de suas casas e estão em abrigos ou na casa de amigos e parentes.

Durante esse período, o vento vem ditando o comportamento das águas. Com a Laguna dos Patos cheia, qualquer mudança no sentido do vento impacta diretamente na situação da sede de Palmares.

A chegada de uma nova massa de ar polar nesta sexta e o forte vento sul fez com que o Rio avançasse pela cidade novamente. Na manhã deste sábado, no entanto, as águas começaram a baixar, ainda em ritmo lento, conforme constatou a reportagem do Integração.

No início da semana, o vento sul provocou novamente o aumento no nível do Rio, deixando diversas ruas e avenidas alagadas. Menos de 24 horas depois, o vento norte deixou grande parte da sede seca. O Agreste segue sendo o local mais crítico no município, em vista que a água custa a baixar, mesmo com vento favorável. Os dois principais acessos ao bairro, pela Av. Palmares e Virgílio Rocha, estão abaixo d’água.

A rua Adão Santana, no Porto, nos cruzamentos com as ruas Virgílio Rocha e Ataíde Cunha, segue inacessível há semanas.

A rua Podalírio Bastos (Rodoviária) e Antônio Machado, no bairro São José, são outros pontos que enfrentam problemas.

O acesso ao Centro pelas avenidas Luiz Silveira e Osvaldo Bins estão liberados, sem acúmulo de água.

Desde a última semana, a Prefeitura vem fazendo o monitoramento destas avenidas e, quando necessário, usa caminhões-pipa para retirar a água.

O que esperar para os próximos dias

O vento segue soprando do quadrante Sul no restante deste sábado e ainda em parte do domingo, porém com intensidade mais fraca que não sustenta uma maior elevação do nível do Rio Palmares.

Na tarde de domingo, a previsão é que o vento mude de direção e favoreça o recuo das águas.

Quanto ao vento, a semana que virá não reserva, até o momento, uma intensificação igual a registrada nesta sexta e sábado.

Em junho, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, as chuvas devem ficar abaixo da média no Rio Grande do Sul. Para a próxima semana, ainda há previsão de chuva, mas o tempo deve ficar mais estável.

Monitoramento em tempo real

A empresa Netpal Telecom disponibiliza duas câmeras para a comunidade acompanhar o nível do Rio Palmares em tempo real. Confira no link abaixo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.