O presidente do Hospital São José, Roberto Hirtz Dutra, usou o espaço da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Palmares do Sul para esclarecer alguns fatos pertinentes em relação a entidade que vem causando desinformação na comunidade. O primeiro deles foi sobre a ambulância. Conforme Bebeto, a responsabilidade pelo veículos, em todos os hospitais do Brasil, é dos municípios.
“Os hospitais não tem condições de manter uma ambulância. E não é só em Palmares, mas em todo lugar. Existem dois tipos de ambulância: uma mais comum, que transportam pacientes que não exigem um atendimento especial, e a UTI Móvel. Essa segunda, nem um município possui essa ambulância. Com isso, é feito um convênio com uma empresa, que por sinal atende toda a nossa região. A sede da Remov é em Santo Antônio da Patrulha, e quando nós solicitamos esse serviço entramos em contato e então ela se desloca até Palmares”, disse o presidente.
Outro assunto trazido por Roberto é sobre a privatização do Hospital. “Foi levantada essa questão, que o Hospital de Palmares fosse privatizado por uma empresa maior, como acontece em outros locais. Uma das consequências de uma ação assim, seria a dispensa dos funcionários que hoje trabalham no hospital. Isso é um risco”, alertou.
O atendimento básico que a entidade presta para a comunidade, através de convênio firmado com a prefeitura de Palmares, também foi comentado. “Nosso hospital é porta aberta, e atende qualquer tipo de paciente que tem alguma dor. Fora isso, que seria a urgência e emergência, as consultas devem ser agendadas na Secretaria de Saúde para depois se dirigir ao Hospital. Na segunda-feira, dia de maior movimento, nós temos dois médicos de plantão. Nos demais dias, apenas um, pois é o que conseguimos disponibilizar. Em Capivari do Sul, por exemplo, nós temos convênio para a prestação de serviço de urgência e emergência das 21h às 07h de segunda à sexta, e 24h durante feriados e finais de semana. Recentemente assinamos outra parceria com Capivari, onde assumimos os atendimentos dos três Postos de Saúde com médico clínico geral. Um terceiro contratos está para ser fechado, desta vez para lavar toda as roupas dos Postos de Saúde com a nossa lavanderia”, comentou.
Para concluir, Bebeto lembrou da importância das emendas parlamentares. “Toda a emenda que recebemos, 20% do valor deve obrigatoriamente ser destinados a contratação de médicos especialistas, como oftalmologista, pediatra, ginecologista, ecografia. O restante é para despesas do Hospital. Então cada recurso que recebemos, independente do partido, são muito bem vindos”, finalizou.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI