Na sessão de segunda-feira, dia 26, o vereador de Capivari do Sul Jesuelo Silva apontou irregularidades em uma obra realizada na Escola Infantil Mundo Encantado. Com o objetivo de ampliar o espaço na cozinha da escola, a Prefeitura Municipal fez uma modificação estrutural no local. A obra, no entanto, segundo o progressista, não possui projeto e nem autorização do setor de arquitetura e engenharia do município.
“Essa situação chegou até mim no final de semana e no dia seguinte fui conferir os fatos. Procurei a arquiteta da prefeitura a qual me confirmou que a obra não possuía projeto, inclusive ela fez um memorando ao prefeito alertando que as modificações, por afetarem o sistema elétrico, de gás e hidráulico, deveriam ser realizadas por uma empresa qualificada. No entanto, o prefeito e o secretário de Obras decidiram fazer mesmo assim, por conta em risco, com funcionários da própria secretaria. Isso é de uma irresponsabilidade muito grande, pois se trata de uma Escola Infantil onde 200 crianças estudam diariamente. E se a obra apresentar algum vazamento de gás, algum problema na elétrica?”, contestou o vereador.
No mesmo dia, Jesuelo foi até a Escola para averiguar a situação. “A tarde fui recebido pela Diretora e constatei que a obra já havia sido realizada. Diante da gravidade dos fatos, fiz uma denúncia no Ministério Público. Não posso ser omisso com essa situação”, disse.
O prefeito Leandro Monteiro, relatou que há sensasionalismo por parte do vereador. “Essa obra não apresenta nenhum risco aos funcionários e alunos da Escola. Fizemos essa modificação para melhorar o trabalho das merendeiras no local. Jamais iriamos fazer algum tipo de obra que poderia colocar em risco alguma pessoa, principalmente funcionários e crianças. Esta semana recebemos algumas mães preocupadas com essa questão e explicamos que não há com o que se preocupar. Para atestar que essa obra não apresenta perigo, uma empresa já está contratada para realizar um laudo de segurança. Também já temos o Responsável Técnico (RT). Tudo está dentro da legalidade”, explicou Leandro.
O Secretário de Infraestrutura e Ordenamento Urbano Manoel Dias, disse que a tubulação de gás não foi modificada. “A única coisa que fizemos foi abrir uma parede para ampliar o espaço da cozinha na escola. Não foi mexido em tubulação de gás. Além disso, o novo fogão industrial que irá o operar no local ainda não está em funcionamento. Antes de concluir todas as instalações vamos aguardar o laudo pericial para atestar a segurança de tudo. Nada do que foi feito compromete a estrutura e segurança das pessoas que ali trabalham”, relatou o Secretário.