Conecte com a gente!

Litoral

Presidente da Amlinorte se reúne com Ibama para tratar dos impactos ambientais da linha de transmissão Capivari – Siderópolis

Empreendimento de transmissão de energia tem como objetivo atender à demanda de distribuição da região Sul do Brasil

Publicado

em

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte João Marcos Bassani, prefeito de Maquiné, esteve nesta semana em Brasília para tratar de diversas demandas. Na agenda, o prefeito, acompanhado dos advogados Pierre Emerim e Ana Luiz Lartigo e do deputado federal Dionilson Marcon (PT), esteve reunido com o presidente do Ibama Rodrigo Agostinho com o objetivo de alertar o órgão sobre os impactos ambientais que o projeto da linha de transmissão Capivari do Sul – Siderópolis terá na região do Litoral.

O empreendimento de transmissão de energia, que tem como objetivo atender à demanda de distribuição da região Sul do Brasil, sai de Santa Catarina e atravessa os municípios de Maquiné, Terra de Areia, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Capivari do Sul, com aproximadamente 220 quilômetros de extensão.

“Nossa defesa é que a rota escolhida seja a que tenha menos impacto social e ambiental para a população dessas cidades. Seguiremos dialogando pelo bem do povo gaúcho”, disse Marcon, líder da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados.

O advogado Pierre Emerin salientou que esta linha de transmissão, que está em fase de licenciamento no IBAMA, inviabilizará inúmeros projetos da área da construção civil como a instalação de condomínios e empreendimentos turísticos em Maquiné, Tramandaí e Imbé e afetará também a agricultura familiar. A reivindicação é que a rota seja revista para que os impactos na região sejam minimizados.

A Linha de Transmissão é um empreendimento composto por torres, cabos de transmissão de energia, faixa de servidão e acessos.

Em dezembro de 2023 aconteceram duas audiências públicas em Terra de Areia (RS) e Sombrio (SC) onde foi apresentado o projeto os resultados dos estudos ambientais realizados para o licenciamento ambiental.

As informações são do site Da Praia News

Fotos: Divulgação



Copyright © 2025 Jornal Integração.