Conecte com a gente!

Geral

Metsul alerta para onda de tempestades no Rio Grande do Sul

Há potencial para chuva excessiva, granizo e vendavais com rajadas acima de 100 km/h.

Publicado

em

Tempestades começam a atingir o RS nesta terça-feira

Uma onda de tempestades fortes a severas irá atingir o Rio Grande do Sul entre esta terça e quarta-feira, segundo informou a Metsul Meteorologia. Há potencial para chuva excessiva, granizo e vendavais com rajadas acima de 100 km/h.

Trata-se de um complexo cenário meteorológico com duas baixas pressões, sendo uma que pode dar origem depois possivelmente a um ciclone no Atlântico, e ainda o ingresso de ar muito quente de Norte que agirá como combustível para a formação de poderosas áreas de tempestades entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Duas baixas pressões, uma que vem do Chile em médios e altos níveis da atmosfera até o Rio Grande do Sul e outra que se deslocará do Nordeste argentino, sob fluxo de ar muito quente por uma corrente de jato em baixos níveis, gerarão péssimas condições atmosféricas com chuva excessiva e tempestades, potencialmente de alto impacto em serviços essenciais e para a população.

Os temporais, intensos a severos, começam pela Argentina e o Uruguai, onde a Meteorologia já emitiu vários alertas de tempo severo, devendo se deslocar para o Rio Grande do Sul, acompanhando uma área de baixa pressão que vai se movimentar a partir do Chile de Oeste para Leste em altitude até o estado.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul de manhã nesta terça, provocando uma muito acentuada elevação da temperatura já durante a manhã, quando já faz calor, mas o tempo começa a mudar pelo Oeste e a fronteira com o Uruguai. Poderosas áreas de instabilidade avançam da tarde para a noite do país vizinho para a Campanha e o Sul, acompanhando uma área de baixa pressão atmosférica com chuva intensa a localmente extrema e temporais fortes a severos, com risco de granizo e rajadas de vento perto e acima de 100 km/h, logo com possíveis danos.

Na sequência, as tempestades muito fortes do Sul do estado devem se deslocar por parte do Leste gaúcho. Já na demais regiões, o calor, que será intenso, pode formar nuvens isoladas carregadas com chuva e temporais na segunda metade do dia, mas em alguns locais do Noroeste e do Norte do estado a chuva somente deve chegar na quarta.

Não há consenso entre os dados sobre o horário da mudança do tempo em Porto Alegre e região metropolitana. Alguns indicam já no fim da tarde de terça e outros apenas na madrugada da quarta, mas, com o calor intenso que precederá a chuva, é alto o risco de temporal com vento forte e/ou chuva intensa no momento inicial da virada do tempo na Grande Porto Alegre.

O tempo volta a melhorar apenas na quinta-feira.

O texto e informações são da Metsul Meteorologia

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.