Conecte com a gente!

Palmares do Sul

PRD de Palmares participa do 1º Encontro Estadual do partido

Evento foi o primeiro realizado no Estado após a fusão entre PTB e Patriotas

Publicado

em

No sábado, dia 02 de dezembro, ocorreu em Capão da Canoa o 1º Encontro Estadual do Partido da Renovação Democrática (PRD), fusão entre o PTB e Patriotas. Cladimir Totti, presidente da sigla em Palmares do Sul, acompanhado de Silvio Guimarães, Rosineia Guimarães e Vanda Bitencourt, esteve presente no evento, que capacitou os presentes com palestras sobre novidades legais, pré-campanha e recentes definições do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições de 2024 com o advogado Antônio Augusto Mayer, e marketing político, com o publicitário Zeca Honorato.

O presidente do PRD de Palmares comentou que é um momento de fortalecimento do partido. “Essa mudança não interfere em nada no trabalho que estamos desempenhando. Nosso objetivo é seguir realizando filiações e fortalecendo o partido”, disse Totti. Sobre as eleições municipais do próximo ano, o presidente afirmou que não há nada definido. “Hoje fazemos parte do atual governo de Palmares, mas nosso compromisso se encerra em 2024. No momento não podemos confirmar nada, é preciso discutir o assunto com todos os filiados, mas estamos abertos a conversas e também iniciativas dos filiados visando o pleito eleitoral, buscando formar uma boa nominata de vereadores”, completou Cladimir.

Saiba mais sobre a fusão entre PTB e Patriotas

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou no início de novembro, por unanimidade, a fusão dos partidos PTB e Patriota, que após a união passa a se chamar Partido da Renovação Democrática (PRD). A nova legenda deve ter o número 25 na urna. Todos os ministros acompanharam o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, para quem a fusão atendeu a todos os requisitos legais e formais, como a aprovação de novo estatuto nacional, por exemplo.

De início, o novo partido iria se chamar Mais Brasil, mas após deliberações internas foi feito novo pedido para alterar o nome, o que foi aceito pelo TSE.

Fundado em 1981 e por muitos anos controlado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB optou pela fusão depois de não ter conseguido eleger nenhum deputado nas eleições de 2022. Isso fez com que a agremiação ficasse sem recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV. O Patriota, por sua vez, elegeu cinco deputados.

Pela cláusula de barreira vigente, para ter acesso aos recursos públicos a legenda precisa eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação.

Alternativamente, o partido pode superar a barreira se, mesmo elegendo número menor de deputados, obtiver 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Ao aprovar a fusão em convenção nacional, os dirigentes da nova sigla PRD decidiram também banir Jefferson dos quadros do partido, diante do episódio em que o político foi preso após reagir com tiros a uma ordem de prisão preventiva, no ano passado.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.