Conecte com a gente!

De Colunistas

João Luiz Corrêa: uma trajetória profissional de sucesso apoiada desde o início por sua mãe

Conheça um pouco da história do artista que completou 25 anos de carreira nesta semana, dia 5 de dezembro

Publicado

em

João Luiz Alves de Jesus nasceu no interior de Soledade, na localidade chamada Pedra da Raia, cerca de 30 km da cidade, divisa do município de Arvorezinha. João Luiz é o filho mais velho da Sra. Eloy e o Sr. João (In memoriam).

Ao nascer, João Luiz trouxe muita alegria. Nesta época, os partos costumavam ser em casa devido a distância da cidade. Após seu nascimento, seu pai, Sr. João, foi até a porta do quarto e tocou sua gaita para festejar a chegada do seu primeiro filho e fazer o recém nascido sentir o gosto pela música e futuramente tornar-se um gaiteiro (pelo visto deu certo). Seu pai com certeza abençoou naqueles primeiros momentos de vida o pequeno João Luiz e, sem dúvida nenhuma, os anjos disseram Amém. Hoje temos no meio tradicionalista um grande nome da música gaúcha, João Luiz Corrêa.

Além do talento nato, o artista relata em seus documentários como foi sua história de vida, e é evidente em sua fala a importância da presença da sua mãe no seu desenvolvimento cognitivo. Sua família não tinha muitos recursos financeiros, fazendo com que seu pai ficasse muito tempo ausente por causa da profissão. Comprava e vendia gado.

Com oito anos, João ajudava sua mãe na lida da roça, cuidava dos irmãos, ajudava desde pequeno no sustento da família. Nas horas de folga de todas as atividades, a Sra. Eloy ensinava o pequeno João Luiz a tocar gaita, dentro do conhecimento que ela tinha. Por gostar de valsa, ensinou o tema de Lara e também incentivava o menino a cantar.

Segundo sua mãe, João pegou gosto em cantar. Também lembra que o filho era muito travesso. “Hoje em dia está aí esse baita galo cantador, que para nós é um orgulho”, afirma a mãe do artista, Eloy Alves de Jesus.

O tradicionalista sentia muito orgulho do pai por ter sido um grande gaiteiro. Esperava a volta dele para casa para poder aprender mais. E desta forma crescia um menino humilde com uma vida sem luxo, mas cheio de amor pelos pais que nunca colocaram os desafios da vida na frente dos sonhos pela busca de um futuro próspero. E isso foi primordial para não desanimar o filho.

João Luiz Corrêa completou 25 anos de carreira artística bem sucedida no último dia 5 de dezembro, e isso só foi possível porque ele foi ensinado que a família é o alicerce do ser humano. Se na infância ele não fosse incentivado por sua mãe, que lhe deu seu amor, seu carinho, sua paciência em corrigi-lo quando necessário, talvez ele não sentisse prazer em aprender a tocar e cantar. Por sua vez, a participação do seu pai também formou o baita músico que é admirado e exaltado nos dias de hoje. O dinheiro não compra caráter, não compra dignidade, o dinheiro serve para dar as pessoas conforto e qualidade de vida.

João Luiz Corrêa é um artista bem sucedido financeiramente, mas sua fala deixa bem claro que ele ainda se mantém um homem simples. Não se afastou da sua cidade natal e muito menos dos amigos ou conhecidos de infância/adolescência. Isso me faz concluir que o segredo do seu sucesso de carreira por 25 anos se deve exclusivamente ao amor e dedicação da sua mãe, com a responsabilidade de cuidar dos cinco filhos sozinha enquanto seu marido buscava o sustento do lar. Uma mulher muito valente, corajosa e guerreira que não desanimou em relação a criação da sua família enquanto seu marido estava viajando a trabalho e cumpriu seu papel com excelência. Nos brindando com um dos maiores artistas tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. Léon Tolstoi

Fotos: Arquivo Pessoal

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.