O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania começaram a definir os detalhes visando as eleições de 2024 em Palmares do Sul. Na última semana, o presidente do Legislativo e do Cidadania, Manoel Antunes, esteve reunido com a ex-vereadora e presidente do PSDB, Idene Bochetti, com o objetivo de estreitar laços e dar início a construção de nomes que irão compor a nominata de vereadores.
“O encontro foi muito proveitoso para alinharmos estratégias com relação ao pleito municipal do próximo ano. Ao que tudo indica, iremos compor uma coligação. Mas nada impede que possamos indicar um nome ao Executivo”, explicou Maneca.
No dia 31 de agosto ocorre a eleição para nova Diretoria do PSDB em Palmares, que será realizada no distrito de Balneário Quintão. O presidente do Cidadania também informou que Ernerto Ortiz comunicou o partido que irá se desligar da sigla. O Jornal Integração procurou o ex-prefeito para comentar o tema, mas ele se limitou a dizer “que uma reunião na próxima semana irá definir o seu futuro na política de Palmares”.
Federação partidária
Em 2022, PSDB e Cidadania entraram com pedido de registro para formar uma federação partidária. A federação de partidos foi aprovada em agosto do ano passado pelo Congresso. O modelo permite a união de siglas com afinidade ideológica e programática, sem a necessidade de fundir os diretórios.
As federações permitem que dois ou mais partidos se unam, funcionando como se fossem uma única legenda. Diferentemente das coligações, as federações duram além da eleição. Os partidos que formam uma federação precisam se manter unidos de forma estável durante pelo menos quatro anos do mandato legislativo e seguir as mesmas regras do funcionamento parlamentar e partidário.
Unidos, os partidos deverão atuar de maneira uniforme em todos os estados. Os resultados eleitorais da federação serão somados para fins de cálculo da cláusula de desempenho.