Conecte com a gente!

Litoral

Projeto da ponte entre São José do Norte-Rio Grande deve ser incluído no PPA Participativo

Ao todo, foram cadastradas 8.254 propostas para a criação e melhoria das políticas públicas e registrados mais 1,52 milhão de votos em programas federais e propostas da sociedade civil. A construção da ligação a seco entre as duas cidades ficou na posição 146

Publicado

em

Ministra Simone Tebet recebeu em mãos o projeto da ponte durante a plenária realizada em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

A luta pela construção da ponte entre São José do Norte-Rio Grande ganhou um novo capítulo. A obra deverá incluída no Plano Plurianual 2024-2027, o PPA Participativo da União. De maio a julho deste ano, mais de 4 milhões de pessoas acessaram a plataforma digital Brasil Participativo, das quais mais de 1,4 milhão votaram nos programas de governo que querem ver priorizados no PPA. Foram cadastradas 8.254 propostas para a criação e melhoria das políticas públicas e registrados mais 1,52 milhão de votos em programas federais e propostas da sociedade civil. A construção da ligação a seco entre as duas cidades ficou na posição 146.

O canal que permitiu ao cidadão opinar na construção de políticas públicas já é considerado a maior experiência de participação social digital do Poder Executivo Federal. Sua criação é parte do esforço do Governo Federal pela reconstrução da participação social nas decisões sobre políticas públicas, afetada em larga escala nos últimos anos. Em especial, devido ao Decreto n° 9.759/2019, que extinguiu mais de 600 conselhos, órgãos participativos colegiados à Administração Federal e interrompeu projetos da área. O decreto foi revogado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2023.

O processo de votação e proposição ocorreu simultaneamente à realização de dois Fóruns Interconselhos e 27 plenárias presenciais em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No dia 8 de julho, o presidente da Associação Pró-Ponte Jair Rizzo, acompanhado do vereador de Capivari do Sul Beto Camargo, esteve na plenária realizada em Porto Alegre.

“No Rio Grande do Sul, somos juntos a duplicação da BR 290 os dois maiores projetos de infraestrutura do Estado. Com mais de 8 mil propostas, conseguimos ficar entre as 150 mais votadas. Esse é um passo muito importante para a obra sair do papel. Uma grande vitória. Seguimos firmes e confiantes na luta”, disse Jair Rizzo.

O vereador Beto Camargo destacou a importância da obra no desenvolvimento no turismo na região. “Em julho participei do Encontro Regional do Turismo em Balneário Pinhal, o qual destaquei a importância da construção da ponte para o desenvolvimento do turismo em todo nosso Litoral. Além disso, essa obra irá impactar positivamente todos os setores e seguimentos da nossa região”, comentou Beto.

Agora, os ministérios terão até esta sexta-feira, dia 4 de agosto, para analisar e incorporar as propostas vindas de sugestões da população brasileira. Cada ministério deverá analisar as 20 propostas mais votadas relativas às suas respectivas áreas de atuação.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.