Conecte com a gente!

Litoral

Projeto da ponte entre São José do Norte-Rio Grande deve ser incluído no PPA Participativo

Ao todo, foram cadastradas 8.254 propostas para a criação e melhoria das políticas públicas e registrados mais 1,52 milhão de votos em programas federais e propostas da sociedade civil. A construção da ligação a seco entre as duas cidades ficou na posição 146

Publicado

em

Ministra Simone Tebet recebeu em mãos o projeto da ponte durante a plenária realizada em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

A luta pela construção da ponte entre São José do Norte-Rio Grande ganhou um novo capítulo. A obra deverá incluída no Plano Plurianual 2024-2027, o PPA Participativo da União. De maio a julho deste ano, mais de 4 milhões de pessoas acessaram a plataforma digital Brasil Participativo, das quais mais de 1,4 milhão votaram nos programas de governo que querem ver priorizados no PPA. Foram cadastradas 8.254 propostas para a criação e melhoria das políticas públicas e registrados mais 1,52 milhão de votos em programas federais e propostas da sociedade civil. A construção da ligação a seco entre as duas cidades ficou na posição 146.

O canal que permitiu ao cidadão opinar na construção de políticas públicas já é considerado a maior experiência de participação social digital do Poder Executivo Federal. Sua criação é parte do esforço do Governo Federal pela reconstrução da participação social nas decisões sobre políticas públicas, afetada em larga escala nos últimos anos. Em especial, devido ao Decreto n° 9.759/2019, que extinguiu mais de 600 conselhos, órgãos participativos colegiados à Administração Federal e interrompeu projetos da área. O decreto foi revogado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2023.

O processo de votação e proposição ocorreu simultaneamente à realização de dois Fóruns Interconselhos e 27 plenárias presenciais em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No dia 8 de julho, o presidente da Associação Pró-Ponte Jair Rizzo, acompanhado do vereador de Capivari do Sul Beto Camargo, esteve na plenária realizada em Porto Alegre.

“No Rio Grande do Sul, somos juntos a duplicação da BR 290 os dois maiores projetos de infraestrutura do Estado. Com mais de 8 mil propostas, conseguimos ficar entre as 150 mais votadas. Esse é um passo muito importante para a obra sair do papel. Uma grande vitória. Seguimos firmes e confiantes na luta”, disse Jair Rizzo.

O vereador Beto Camargo destacou a importância da obra no desenvolvimento no turismo na região. “Em julho participei do Encontro Regional do Turismo em Balneário Pinhal, o qual destaquei a importância da construção da ponte para o desenvolvimento do turismo em todo nosso Litoral. Além disso, essa obra irá impactar positivamente todos os setores e seguimentos da nossa região”, comentou Beto.

Agora, os ministérios terão até esta sexta-feira, dia 4 de agosto, para analisar e incorporar as propostas vindas de sugestões da população brasileira. Cada ministério deverá analisar as 20 propostas mais votadas relativas às suas respectivas áreas de atuação.



Copyright © 2025 Jornal Integração.