Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Projeto “Meu amigo pet” é realizado com alunos do 4° ano da Escola Cacildo Krebs, na Granja Vargas

Publicado

em

Projeto foi realizado com alunos do 4º ano (Foto: Divulgação)

A relação afetiva entre animais e seres humanos tem se estreitado ao longo dos últimos anos, de maneira que se observa, em muitos casos, a transferência do afeto paternal de alguns tutores para com seu animal de estimação. No entanto, o zelo e amor com os animais de estimação, infelizmente, não é uma prática comum em algumas famílias, o que acarreta no crescimento do número de animais abandonados no Brasil e, especialmente, na comunidade que está localizada a escola.

Baseado nisso, a Escola Cacildo Krebs, de Granja Vargas, Palmares do Sul, realizou no mês de março o projeto ‘Meu amigo pet’, visando atender o interesse que os alunos demonstram para com os inúmeros animais abandonados nas redondezas da escola e que encontram-se em situação de rua na comunidade. Apesar do abandono de animais ser crime, esta prática está fortemente presente na comunidade, o que justifica a necessidade de conscientização dos alunos, pais e comunidade quanto aos direitos dos animais, cuidados essenciais dos animais de estimação e responsabilização dos tutores.

“O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos e comunidade sobre os cuidados com os animais domésticos, reforçando a importância de diminuir ou eliminar os casos de abandono e/ou maus tratos, assim alertando que tais práticas são crimes e, por fim, incentivar a adoção dos animais de rua da comunidade”, disse a professora responsável pelo projeto, Gilcimara Nunes Ferreira.

A atividade foi realizada com os alunos do 4º ano A do ensino fundamental da escola, onde foi desenvolvido em sala de aula durante os meses de março e abril, por meio de aulas teóricas, práticas e expositivas com duração de 2h semanais. Além disso, pretende-se realizar visita a um canil da comunidade e uma palestra com médico veterinário da comunidade. A atividade também apresentou materiais como vídeos, cartazes e pesquisas em livros, internet, bem como aplicação de questionários com os demais alunos da escola.

O sistema de avaliação do projeto foi realizado através de observações diárias, participação nas aulas e comprometimento dos alunos com a pesquisa. “Elaborar e conduzir este projeto junto com os alunos foi uma experiência enriquecedora e muito gratificante, pois foram realizadas diversas atividades com os alunos, onde todos eles participaram demonstrando muito interesse pelo tema proposto. O desenvolvimento do projeto se deu através de pesquisas, enquetes com alunos de outras turmas da escola e produção de cartazes, os quais foram expostos no saguão da escola. Além disso, também foi realizada uma palestra de conscientização com a Veterinária Larissa, médica veterinária do município, a qual foi bastante esclarecedora sobre os cuidados com os animais, especialmente cães e gatos, explanou sobre a importância da vacinação, a necessidade de realizar a castração dos animais, bem como foram dadas dicas para facilitar na escolha da alimentação (ração) dos pets”, explicou Gilcimara.

Houve ainda uma exposição de produtos pets realizada pela funcionária Gabriela Gomes, da Agropecuária Valim, comércio local, onde foram apresentados os produtos mais procurados e vendidos, tais produtos variaram desde medicamentos até fragrâncias e brinquedos.

“Por fim, com este projeto foi possível observar a mudança na maneira de agir e pensar dos alunos perante os seus pets, bem como nota-se que houve uma maior preocupação de cada aluno pelos animais em situação de rua do município. Ainda, agradeço a participação e o envolvimento dos alunos durante as práticas e palestras realizadas”, completou a professora.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.