Faltando cinco dias para a 3ª Arrozarte em Palmares do Sul, os preparativos para a maior festa do município seguem a todo vapor. O prefeito Mauricio Muniz recebeu a reportagem do Integração nesta semana e contou os bastidores da organização desde o seu princípio. Presente no Plano de Governo, a volta da Arrozarte 18 anos depois se tornou uma das principais promessas de campanha da coligação formada por Mauricio e pelo vice Gilmar Souza.
“Sempre conversamos sobre isso, de Palmares ter uma festa, uma identidade, poder mostrar sua cultura assim como municípios vizinhos fazem. Trazer de volta a Arrozarte para o povo palmarense ter orgulho da sua festa. Sempre fomos cobrados por isso e necessitávamos de um evento que atingisse a todos”, comentou Mauricio.
O Chefe do Executivo lembrou o apoio de todos durante a organização do evento que, aos poucos, foi ganhando corpo, força e expectativa. “Agradeço a todos os amigos, prefeitos, onde cada um contribuiu para que pudéssemos organizar da melhor forma essa Arrozarte. Com o passar do tempo ela foi ganhando uma expectativa enorme, o que nos deixa com confiança que será uma grande festa”, disse o prefeito.
Outro ponto destacado por Muniz foi a preocupação da organização em ter uma programação diversificada. “O público poderá escolher de quinta à domingo qual a melhor atração que lhe agrada. Vamos ter artistas locais, regionais e nacionais se apresentando. Teremos a participação da Terceira Idade, teatros itinerantes, nossos artesãos, o agro. Então pensamos em contemplar todos. Essa Arrozarte se torna diferente das duas primeiras, que foram mais culturais. Desta vez não deixamos a cultura de lado, mas acrescentamos o nosso agro”, relatou.
Os desafios enfrentados nesta caminhada foram dando cara a terceira edição da Arrozarte, prevista para ser realizada em 2020. A pandemia, no entanto, não só adiou a festa como mudou a maneira de pensar da Comissão Organizadora. “Em 2020 nós já estávamos programando o evento, inclusive com alguns patrocínios vendidos. Já agora nós não teremos. Sabíamos que para fazer essa festa o Executivo teria que tomar a frente e dar o pontapé inicial. Não tivemos tempo de fazer uma Associação ou Entidade. Hoje temos uma equipe que nos dá assessoria e paralelo a isso também administramos o município e enfrentamos os problemas do dia a dia, como esse último da segurança nas escolas”.
Por fim, Mauricio lembrou que a entrada na Arrozarte será gratuita, mas que pede a sensibilidade da população em contribuir com 1 quilo de alimento não perecível. “Esperamos um bom público e principalmente que todos gostem da nossa festa que está de volta”, concluiu.