Um dos principais produtos da alimentação animal, o milho vem ganhando cada vez mais espaço no Litoral Norte, tornando-se em alguns municípios o terceiro grão mais valorizado e cultivado, atrás apenas do arroz e da soja.
Em Capivari do Sul, o cenário não é diferente. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente, através da Patrulha Agrícola, começou na quarta-feira, dia 19, a colheita da safra 2022/2023 de milho grão. A primeira lavoura colhida foi a do pecuarista João Avelino Conceição.
Após o período de seca na safra anterior, que trouxe prejuízos aos produtores do município, o agricultor está otimista com a cultura. “Calculo que colha entre 20 a 30 sacos a mais em relação ao ano passado”, afirma Conceição. E a esperança inicial foi confirmada com a conclusão da colheita. A produção obtida com o cereal na área de 1,3 hectares foi estimada em 110 sacas, uma produtividade de aproximadamente 84 sc/ha. A maior parte desse milho vai ser utilizado para o autoconsumo, na alimentação dos bovinos e suínos criados na propriedade.
Conforme estimativa da Emater/RS-Ascar de Capivari, que presta assistência técnica aos agricultores e pecuaristas familiares, a área com milho no município ocupa aproximadamente 145 hectares nesta safra, sendo 70% destinado ao consumo em grãos e 30% em forma de silagem/forragem.