Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Recenseadores do IBGE encontram dificuldades para coletar dados do Censo 2022 em Capivari do Sul

Publicado

em

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE vem encontrando dificuldades para coletar as informações referentes ao Censo 2022 em Capivari do Sul. Isso por que alguns moradores estão se recusando a prestar as informações necessárias para a pesquisa. A coleta teve início no dia 1º de agosto no município.

“Todos os recenseadores que atuam neste Censo estão devidamente identificados com coletes e crachás e as informações que são passadas estão protegidas pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que garante total sigilo. Além disso, é um dever de todo cidadão responder as perguntas”, disse a Coordenadora Censitária de Subárea Renata Menna Barreto.

Segundo Renata, Capivari é dividido em 18 setores Censitários, que são áreas que o IBGE divide o município para fazer as coletas de dados. Cada setor possui aproximadamente 300 unidades, ou seja, estabelecimentos e domicílios. “Cada município tem um número de recenseadores para atuar, em Capivari são 6. Conseguimos ainda trazer alguns recenseadores de Viamão para ajudar”, comentou a Coordenadora.

Renata explicou ainda que há dois tipos de questionários: o básico, com 26 perguntas, e o amostra, com 77 perguntas. “Somente 0,33% dos moradores de Capivari responderão o questionário amostra. Dependendo da quantidade de moradores, o questionário básico dura cinco minutos e o amostra 15 minutos. Temos o posto de coleta que fica localizado na Biblioteca Municipal, na Rua das Hortências, 42. Lá fica o ACM Hugo. Então qualquer dúvida ou informação sobre a coleta e sobre a identidade dos recenseadores podem ser tiradas com ele”, completou Renata.

A importância do Censo

Os moradores devem ficar atentos à correta identificação dos recenseadores. Eles estão devidamente uniformizados, tendo bem visível o logo “Censo”. O questionário é aplicado pelos profissionais todos os dias da semana, em horários diversos, inclusive, podendo acontecer aos sábados e domingos. Além disso, o crachá do recenseador terá um QR Code de identidade e o nome do profissional poderá ser consultado pelo telefone gratuito 0800 721 81 81, para que não haja dúvidas sobre quem está atuando na coleta oficial de dados.

O questionário geral leva cerca de 15 minutos para ser respondido e aborda dados, tais como: características do morador, a exemplo de sexo, idade e nível de escolaridade; estrutura da residência; saneamento básico existente e rendimento mensal. Uma parcela dos questionários (5%), ainda, é mais aprofundada e serve de amostra, contendo dados adicionais, como: religião, área de atuação profissional, entre outros. Além disso, nesta edição da pesquisa, serão levantadas também, pela primeira vez, informações sobre a infraestrutura local existente, sendo ruas com calçadas e arborizadas, acessibilidade, capacidade de fluxo da via, iluminação pública, etc.

O resultado do Censo reflete a realidade dos municípios e do País como um todo, sendo que seus resultados contribuem para a tomada de decisão dos governos em todos os níveis, acerca dos serviços essenciais à população, tais como a definição do número de postos de saúde, de creches e escolas, as ações voltadas à criação de empregos, entre outros relevantes, além de poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada igualmente em áreas prioritárias.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.