O governo do Estado lançou, na tarde de quarta-feira (14/9), em evento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, o projeto Litoral Norte nas 4 Estações. A iniciativa pretende fomentar o turismo na região durante todo o ano, não só no verão, período tradicional de veraneio.
O lançamento do projeto do Governo do Estado faz com que Palmares do Sul passe a integrar a iniciativa de convergência turística e econômica na região do Litoral Norte. O principal projeto a ser explorado pelo município é o retorno da Arrozarte, que terá em 2023 sua terceira edição, e também faz parte do novo conteúdo.
“Para nós é um momento muito importante. É um passo para colocarmos Palmares do Sul em evidência o ano todo, explorando suas riquezas e potencial turístico. Temos a praia do Quintão; eventos grandiosos, como o encontro dos jipeiros; novas ideias, como o passeio ciclístico e o kite surf; parcerias com aqueles que se propõem em apresentar projetos; as culturas da pesca e da agro; e o retorno da Arrozarte como um dos maiores eventos da região. Estamos aproveitando uma grande oportunidade para o crescimento do nosso Município”, comentou o prefeito Mauricio Muniz.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Turismo e conta com apoio da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e trade turístico da região. “É um importante projeto, baseado em dados e evidências, para fomentar o turismo durante todo o ano. Porém, não é uma ação só do governo do RS. Temos prefeitos, empresários e a comunidade unidos para que essa iniciativa dê certo. Potencial turístico nosso litoral tem de sobra”, disse o o governador Ranolfo.
O secretário da Setur, Raphael Ayub, apresentou o plano que busca estender a temporada de permanência dos turistas nas 22 cidades que compõem a região. Na primeira etapa, serão promovidas atrações até junho de 2023. A segunda, será de julho a setembro de 2023. “O projeto tem tudo para se fixar no calendário do turismo no RS, colaborando para que o trade desenvolva diversas ações ao longo do ano”, comentou.
O cronograma de ações de regionalização do turismo servirá como projeto piloto para a implementação da mesma política pública nos demais pontos do Estado. Resguardando a particularidade de cada local, bem como, a estratégia de acordo com o que aponta o mapa de comportamento do turista – outra atividade recentemente lançada pelo governo.
A regionalização pretende estruturar e qualificar as localidades para que elas possam assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, promovendo a inclusão de municípios com menor potencial turístico nas rotas. Espera-se ainda a possibilidade de consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis, em parceria com a iniciativa privada, nos mercados nacional e internacional.
“É um projeto esperado há muito tempo por nós, pois sabemos que o turismo fomenta não só a cidade envolvida com um evento, mas sim todo o entorno”, afirmou o presidente da Amlinorte, o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst.