O MDB gaúcho vai se aliar ao PSDB na disputa pelo governo do Estado e indicar o vice na chapa encabeçada pelo ex-governador Eduardo Leite. A decisão foi tomada neste domingo, 31, durante a convenção estadual do partido, realizada na Assembleia Legislativa.
Apesar de a oficialização do nome do vice ainda depender de uma chancela da executiva da legenda, está consolidado que ele é o do deputado estadual Gabriel Souza. Até este domingo Gabriel era o pré-candidato do MDB ao governo. A candidatura própria, contudo, foi derrotada no voto. Na cédula, os convencionais tinham que escolher entre duas alternativas: “Gabriel Souza candidato a governador” ou “Indicativo MDB nacional (coligação do PSDB – indicação pelo MDB do candidato a vice).”
Dos 473 emedebistas que votaram, 239 optaram pela aliança e 212 pela candidatura própria. Houve 18 votos nulos e quatro brancos. A escolha, conforme ficou demonstrado pelo resultado, não foi pacífica, e escancara a manutenção do racha do partido, dividido ao meio entre ter candidato ou apoiar os tucanos.
Correio do Povo