A ex-vereadora de Palmares do Sul Roberta Lang (PT), oficializou a sua pré-candidatura a deputada estadual. Formada em Pedagogia com pós graduação em Psicopedagogia Social pela FACOS e Mestrado em Políticas Públicas da Educação pela UFRGS, Roberta é professora estadual e municipal estatutária há mais de 20 anos.
A vida política da palmarense de 44 anos iniciou ainda na adolescência, incentivada pelo pai e o irmão, entendendo a importância da política na vida atual, sempre lutando por causas importantes. Durante sua formação acadêmica, foi vice-presidente e presidente do Diretório Acadêmico da Educação na FACOS, espaço importante para formação política.
Como vereadora, foi eleita pela primeira vez em 2012, sendo a mais votada da história do município. Logo em seu primeiro ano na Casa Legislativa, assumiu a Presidência da Câmara. “Percorri meus quatro anos de mandato lutando pelas causas e pessoas, assim como propondo projetos importantes nas diversas áreas da gestão pública. Projeto de minha autoria reduziu valores das diárias e encerrou algumas regalias no âmbito do Legislativo”, disse Roberta.
Em 2016 a petista foi reeleita ao segundo mandato, sendo a única vereadora da base do governo presente na Câmara. “Lutei muito pela continuidade das políticas públicas em prol da população. Em 2020 estava projetando minha candidatura a prefeita e meu sobrinho Filipe Lang a vereador, mas próximo ao registro das candidaturas percebe-se uma jurisprudência que impedia de um irmão suceder o outro, mesmo que ele não estive mais exercendo, visto que o mandato dele continuava, desta maneira não quis correr o risco de discussão jurídica e deixei o espaço da Câmara para o Filipe Lang, meu sobrinho, por acreditar que a política deve ser renovada sempre, pois cargos eleitos pelo povo não são profissão, os políticos estão a serviço do povo, representando o povo. Desta maneira não concorri, mas não deixei de fazer parte das lutas importantes e, mesmo sem mandato, juntamente com o vereador Filipe Lang conseguimos Emendas Parlamentares com o Deputado Federal Marcon, bem como participei de alguns debates importantes na região”, comentou professora.
A pré-candidatura a Deputada Estadual surgiu na discussão coletiva de alguns companheiros e lideranças políticas, e também vontade de contribuir com o partido e com região do Litoral Norte, que vive no anonimato de políticas públicas estaduais de impacto na vida da população. “Temos uma região vasta e rica que precisa se tornar forte e visível para todo o Estado e Brasil. Entendo que precisamos de representantes fortes e com muita coragem de lutar por nossa região”, ressaltou.
Roberta relatou que pretende realizar sua campanha tendo como alicerce a cidade natal Palmares do Sul e toda a região do litoral. “Como estou professora, minha disponibilidade para a campanha de rua acontecerá no período da licença para concorrer a cargo eletivo. Infelizmente é pouco tempo, mas confio na potencialidade da militância que caminhará ao meu lado. Claro que ainda temos uma longa caminhada até as prévias para a efetivação das candidaturas, mas estou firme no propósito de contribuir com meu partido e com nossa região me colocando a disposição como pré-candidata”.
Por fim, a pré-candidata acredita na força da mulher para obter resultados positivos nesse novo desafio. “Acredito muito na mulher, na força que temos e na capacidade de luta. Minha trajetória política me deu experiência para defender a importância do Legislativo nos diferentes âmbitos, bem como a luta pelo espaço da mulher na política”, concluiu.