Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Capivari do Sul intensifica ações de prevenção à dengue

Publicado

em

A dengue preocupa as autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, por exemplo, vive um aumento brusco nos casos. Duas regiões da Capital estão em surto, segundo informou na quarta-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o que faz os agentes intensificarem o trabalho de fiscalização. Em Capivari do Sul, a Vigilância Ambiental em Saúde confirmou focos do mosquito Aedes aegypti na área central do município, próximo à avenida Telmo Sessim.

“Infelizmente a pandemia de certa forma pode ter favorecido a disseminação dos focos. Muito embora as campanhas preventivas contra dengue continuassem ocorrendo, a população focou na prevenção a covid, o que pode ter desfocado os cuidados preventivos com a dengue. Estão ocorrendo casos no estado todo. E assim como a nossa, cidades antes negativas pra dengue agora estão infestadas, infelizmente”, disse a Agente de Vigilância Sanitária Jaqueline Sessim.

Jaque destacou ainda que a atual situação preocupa, pois não houve ocorrências em armadilhas, sendo detectados focos direto nos imóveis. “Já tivemos casos pontuais, na ocasião em armadilhas monitoradas, em períodos pós feriados, o que tornou a eliminação do foco mais ágil e eficaz. Considerando ainda que os possíveis focos são eliminados, porém estão chegando sequencialmente em imóveis vizinhos”, comentou. O aumento do efetivo com os novos Agentes, porém, faz com que os trabalhos de prevenção possam ser intensificados. “Os Agentes de Vigilância em Saúde, Maicon e Gabrielly, foram contratados justamente após o município sair da condição de não infestado, fazendo com que haja a intensificação das visitas. Estamos trabalhando para que não haja focos no Formoso”, completou.

Em abril será realizado uma ação nas escolas do município junto aos alunos com o objetivo de orientar e prevenir novos focos do mosquito. A primeira escola a receber a visita da Vigilância Ambiental em Saúde será a Telbio Farias, na Santa Rosa, no dia 5, seguida pela Escola Estadual Arthur da Costa e Silva, dia 6, Escola Municipal Capivari, 12, e Escola Infantil Mundo Encantado, dia 19. As visitas serão realizadas pela manhã, às 09h, e a tarde, às 14h.

Palmares do Sul

No município vizinho de Palmares do Sul, segundo a Vigilância em Saúde, não há infestação do mosquito Aedes, não sendo encontrado nenhum foco até o momento. “Semanalmente coletamos informações em armadilhas espalhadas pelo município, sendo que temos armadilhas na sede e nos distritos. Também coletamos dados nos pontos estratégicos que são locais em como cemitério, borracharia, oficinas, madeiras, entre outros locais. As visitas domiciliares vem sendo feita do forma gradativa, tendo em vista a situação da covid-19, mas estão sendo normalizadas. Nossa equipe é composta por dois Agentes de Vetores e Zoonoses e coordenada pela 18° CRS”, disse o agente Marcelo Savi.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.