O MDB Estadual cancelou, na noite desta quarta-feira, 2, as prévias do partido para eleição que irá definir o candidato do partido para concorrer ao governo do Estado nas eleições deste ano. Por meio de uma nota, em nome da unidade partidária e diante da instabilidade no cenário nacional e estadual, lideranças do MDB pediram para que os pré-candidatos a disputar a prévia do partido – Alceu Moreira e Gabriel Souza – não fizessem as suas inscrições, marcadas para quinta-feira, dia 3. Conforme a nota, o partido quer que “o processo para escolha do nome do MDB ao governo do Estado seja construído através do diálogo”.
Após a nota, ambos os candidatos se manifestaram a favor do pedido e se colocando à disposição do partido. A prévia, que na verdade é uma pré-convenção, estava marcada para o dia 19 de fevereiro. Internamente, o clima no partido é de ânimos acirrados. Nos discursos públicos, lideranças do partido buscavam a unidade, tentando evitar o confronto interno. Porém, nas últimas semanas, a situação se tornou um verdadeiro cabo de gu erra, em que cada um buscou ampliar terreno. E foi exatamente nesse clima que a nota das lideranças emedebistas surgiu. A seguir a nota na íntegra.
Líderes do MDB gaúcho propõem suspensão das prévias
Após uma série de consultas realizadas nesta quarta-feira (2), as bancadas de deputados federais e estaduais do MDB-RS e os principais líderes do partido, como os ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o ex-senador José Fogaça, entre outros, propuseram aos pré-candidatos a governador do Estado que não realizem suas inscrições nas prévias, cujo prazo final é amanhã.
As justificativas para a proposta de suspensão são as incertezas dos cenários nacional e estadual e em nome da unidade partidária. Se a sugestão for aceita pelos pré-candidatos, não haverá inscritos para a prévia e a mesma não ocorrerá no dia 19 de fevereiro. O processo para escolha do nome do MDB ao governo do Estado deverá ser construído através do diálogo.
Conforme a coluna de Rosane Oliveira, no jornal Zero Hora, os chefes partidários mostraram desconforto com a elevação da temperatura na sigla com a aproximação das prévias. Além do temor por um racha no MDB, pesaram as resistências aos nomes de Alceu e Gabriel, pois fontes ligadas ao partido deixaram claro que os “caciques” não querem ambos. Na noite desta quarta, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo e um grupo de deputados estaduais e federais conversaram reservadamente com Alceu e Gabriel, em separado. Nos diálogos, ambos concordaram com o adiamento, mas nenhum deles deu sinal de que pretenda abrir mão de ser o candidato.