Conecte com a gente!

Esporte

Condições do campo da Sede preocupa vereador de Capivari do Sul

Publicado

em

O vereador progressista Jesuelo Silva se mostrou preocupado com a condição do gramado do Campo Municipal Dirceu Magni, em Capivari do Sul. Após visita ao local, o vereador constatou a má condição do campo de jogo, mesmo sem receber partidas. Jesu lembrou que o local está fechado devido a manutenção da prefeitura. “Nosso campo necessita somente de 10% do esforço que a prefeitura teve com o Rodeio. Sou amplamente favorável a dar suporte aos nossos tradicionalistas, mas não podemos fazer a tática do cobertor curto. Só peço boa vontade e coerência junto ao esporte mais praticado em nosso município”, disse.

Conforme Jesu, o controle de praga que o Executivo anunciou que iria fazer não vem mostrando resultado. “O inço está no campo, não mudou nada. O campo nunca esteve tão ruim como está hoje, onde está quase impraticável o futebol nas duas cabeceiras do campo. Peço que o prefeito Leandro olhe com mais carinho para o desporto de Capivari, pois temos todo o maquinário para dar suporte nas melhorias do gramado, inclusive caminhão pipa, que poderia ser usado imediatamente para molhar o solo. É triste esta situação”, comentou o edil.

Em novembro de 2021 a prefeitura municipal de Capivari do Sul iniciou um recondicionamento do gramado do campo de futebol da Sede. O trabalho, feito em parceria com a Emater e a empresa Rumo Certo, tem como objetivo liquidar com a infestação de capim anoni, praga que afeta a grama. O tratamento iniciado no ano passado foi descrito como inédito até então. “Este trabalho que estamos realizando é a primeira vez que está sendo feito no campo. Antes foram feitos apenas alguns reparos, como adubação”, disse na época o Técnico Agrícola da prefeitura Geovane Silveira.

Segundo o cronograma de recuperação do gramado, o primeiro passo foi deixar a grama crescer com adubação. Depois foram aplicados produtos, que além do capim anoni, também servem para tentar erradicar outras ervas prejudiciais a grama. Em seguida veio o corte da grama e a aplicação de composto orgânico. Por fim, a Secretaria iria acompanhar o crescimento da grama e ir cortando, para que a grama principal possa se sobressair às pragas.

Esta programação, porém, foi afetada devido as altas temperaturas nas últimas semanas. “Mais de 15 dias com temperaturas de quase 40 °C, tempo seco, sem chuva, impossibilita que cortamos a grama regularmente, pois ela está seca e queimada. Para irrigar aquele campo necessita de pelo menos uns 10 caminhões. Já estamos em processo de licitação para a contratação de um sistema de irrigação, que quando necessário, poderemos usar”, disse o Secretário de Ordenamento Rural e Meio Ambiente, Luiz Carlos Andrade.

Desde o início da recuperação do gramado foram aplicadas oito toneladas de composto orgânico, 20 sacos de adubo químico e cinco toneladas de calcário. “O processo segue o mesmo. Temos uma equipe com cinco técnicos trabalhando nesta recuperação. Este trabalho tem uma parceria da prefeitura municipal, Emater e empresa Rumo Certo. Agora no final de fevereiro vamos fazer o plantio do azevém nas duas extremidades do campo. Nossa expectativa é que em maio tudo esteja pronto para o campeonato municipal. Lembro que a Secretaria está a aberta a qualquer um para esclarecimentos, para que possamos explicar o que está sendo feito por nossa equipe de técnicos capacitados. Além disso, somos privilegiados te der dois campos no município, o da Sede e Santa Rosa, o qual está em ótimas condições aberto a comunidade e equipes para a prática de esportes”, disse o Secretário.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.