Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Prefeito e vereadores de Capivari se posicionam sobre a realização do Rodeio

Publicado

em

O aumento de novos casos de covid-19 provocado pela variante ômicron deixou a Secretaria de Saúde de Capivari do Sul em alerta. Com uma transmissão mais fácil e rápida, a nova cepa do vírus já contaminou 61 pessoas desde o dia 3 de janeiro no município. Paralelo a isso, a realização do 16º Rodeio Crioulo Estadual, que iniciou nesta quinta-feira, dia 13, e segue até domingo, dia 16, gerou discussões na ala política e na comunidade.

Para o prefeito de Capivari do Sul Leandro Monteiro, toda a programação e estrutura necessária para a realização do Rodeio foi definida e confirmada ainda em 2021, quando o número de novos casos e óbitos estavam controlados. “Durante meses a pandemia se mostrou estável em seus números e a vida aos poucos começou a voltar ao normal. Seria inadequado cancelarmos o Rodeio meses antes, assim como ficou inviável cancelar agora, em cima da hora. Os casos aumentaram há uma semana. Há questões financeiras ainda, e toda a preparação foi feita dentro dos protocolos sanitários exigidos, proporcionando uma maior segurança. O Decreto do Governo do Estado libera os eventos e estamos dentro da Lei. Se o Rodeio estivesse programado para final do mês, com certeza iríamos adiar”, disse o prefeito.

O vereador Jesuelo Silva (PP) disse que nunca foi procurado pelo Executivo para saber a sua opinião sobre o Rodeio. “Até hoje nunca fui procurado por ninguém da administração pra saber o que eu acho ou deixo de achar. Eu sequer sou recebido pelo prefeito, sou ignorado pela Secretária de Saúde neste momento e a também pela vice-prefeita Sandrinha, que não me respondem, não me recebem e não retornam. Então quem tem que se posicionar neste momento é o prefeito Leandro Monteiro, ele é que é o líder ou deveria ser”, relatou Jesu.

Tatiane Kestering (Cidadadia) comentou que o questionamento sobre a realização ou não do Rodeio deveria ser feito muito antes, e não agora, na véspera. “Essa pergunta deveria ter sido feita lá em novembro, onde eu diria que deveria ir com calma, acompanhando a situação. Agora aos 45 do segundo tempo querer saber a minha opinião, não mudará em nada, até o por que o Rodeio já está sendo realizado. Toda essa situação deveria ser discutida com antecedência”, disse. O seu colega de partido Renato Leal preferiu não se manifestar sobre o assunto.

A Vereadora Elis Bueno (PSDB), que já havia se posicionado em suas redes sociais nesta semana, voltou a reiterar sua contrariedade aos bailes que ocorrerão na sexta e sábado, afirmando serem desnecessários nesse momento. “Devemos preservar em primeiro lugar a vida das pessoas, bem como manter as atividades comerciais a fim de não prejudicar ainda mais a economia local. Sobre o rodeio, não sou contra se forem observadas as normas de prevenção e proteção, não seja palco de disseminação da covid. Mas os dois bailes poderiam sim ser cancelados ou até mesmo adiados, até porque o Decreto 02/22 vigente no município somente permite práticas esportivas e/ou competitivas de identidade cultural, ficando vedado pelos Decretos 01/22 e 47/21 eventos que exijam licença do Poder Público e a realização de eventos sociais. Portanto, os bailes estão ferindo a legislação vigente no município. O Executivo cria a Lei e ele mesmo descumpre. Com que moral vai cobrar dos munícipes? Não houve planejamento, organização e nem critérios de elaboração dos decretos, o que ocorreu foi um copia e cola, que hoje prejudica e muito os munícipes e os comércios. Verdadeira trapalhada. É só conferir o Decreto 47/2021 e os Decretos 01 e 02/2022”, explicou Elis.

A Presidente do Legislativo Cristina Bueno (PDT) comentou que não é contra a realização do Rodeio. “Não vejo problema já que todos os municípios ao redor estão fazendo. Aqueles eventos que tem um prazo maior de acontecer, estão cancelando, mas infelizmente não foi o caso de Capivari. Não podemos querer criar uma bolha em Capivari achando que o vírus não virá para cá, pois muitos saem daqui para outros lugares. E o mais importante é que o evento está sendo realizado dentro dos protocolos sanitários exigidos e também dentro da Lei”, ressaltou.

Fabiana Costa (PDT) falou sobre a importância de eventos como esse para quem necessita e também defendeu a escolha de cada um. “É uma hipocrisia dizer que o Rodeio será o foco de disseminação da covid em Capivari. Os casos poderão aumentar, sim, mas acredito que a roda tem que girar. Muitas pessoas precisam e querem trabalhar e dependem de eventos como esse. Agora querer culpar o Rodeio por tudo o que está acontecendo é incoerente. Isso tudo é resultado das festas de final de ano, praias lotadas. Felizmente essa nova variante está sendo mais leve, mas cada um sabe o que é melhor para si. Quem quer se resguardar em casa, que fique, sem problemas. Mas também temos que respeitar o livre arbítrio de cada um”, disse Fabiana.

Para Geovane Silveira (PDT), o alto índice de vacinação e a baixa gravidade desta nova variante fazem com que os eventos deste porte sejam liberados. “Está havendo um aumento no número de casos de covid em nosso município, porém sem formas graves da doença e sem aumento significativo no número de internações. Estamos atualmente com mais de 70% da população vacinada com a segunda dose e mais de 1200 pessoas com a dose de reforço. Esta situação é bem mais favorável da que vivemos no inicio da pandemia e no começo de 2021. Por isto, não vejo a necessidade de proibição de eventos neste momento, desde que ainda observemos os protocolos sanitários e a legislação vigente. A população necessita ter a liberdade de decidir frequentar os locais públicos que lhe ofereçam segurança, para que o quanto antes nós possamos retomar as atividades normais gradualmente”, relatou Silveira.

O pedetista Roberto Camargo, que tomou posse na Câmara dia 3 no lugar de Manoel Dias, disse ser a favor do evento, mas com todos os cuidados. “Agora que nossa economia estava se reerguendo, veio esta nova variante da covid. Acredito que temos que continuar com nossas vidas, retomando o progresso, mas tendo todos os cuidados necessários. Final de semana passado tivemos o Rodeio de Maquiné, e também o de Canela. Para discutir um possível cancelamento do Rodeio, ficou muito em cima da hora, o que prejudicaria um todo”, disse Beto.

O Jornal Integração tentou contato com o vereador Fabiano Tequinho (PDT), mas não teve retorno nas ligações até o fechamento desta edição.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.