Devido ao aumento dos casos de Dengue no estado do RS, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmares do Sul, junto à Vigilância em Saúde Ambiental, setor de Vetores e Zoonose, vem pedir a colaboração de todos os munícipes para juntos enfrentarmos o Aedes.
Sobre o Aedes aegypti
A transmissão da Dengue, ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo.
O Aedes aegypti costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas.
Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada para depositar seus ovos e por esse motivo devemos ter o cuidado para evitar a sua proliferação, buscando eliminar esses possíveis criadouros e impedindo o nascimento do mosquito.
A Secretaria da Saúde então pede que a população colabore com os Agente de Vetores, que estão fazendo as visitas para combater e eliminar criadouros do mosquito (Aedes aegypti) em nosso município, assim como orientar a população.
As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
• Manter bem tampado tonéis, caixas e latas;
• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
• Manter caixas d’agua bem fechadas;
• Remover galhos e folhas de calhas:
• Evitar acumulo de lixo;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Retirar os pratinhos que ficam em baixo de vasos de plantas, para evitar acumulo de água.
Com a chegada do verão, período esse que é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, precisamos ficar atento e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Dados do Estado
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 40), 14.577 casos suspeitos de Dengue, 9.317 casos confirmados. O RS teve 11 óbitos de Dengue, nos municípios: 1 caso em Passo Fundo (6ª CRS), 3 casos em Erechim e 1 caso em Mariano Moro (11ª CRS), 5 casos em Santa Cruz do Sul (13ª CRS) e 1 caso em Bom Retiro do Sul (16ª CRS).