O vereador de Capivari do Sul Renato Leal (Cidadania) solicitou ao Executivo Municipal, através do Pedido de Providências 111/2021, que um programa de castração para cães e gatos seja realizado no município. Conforme Renato, a sugestão é que a prefeitura firme convênio ou parceria com entidades protetoras dos animais ou universidades para uma castração gratuita. A matéria foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao prefeito.
“O objetivo é proteger estes animais de ficarem expostos à fome, ao frio, chuva, atropelamentos e violência, destinando estes para tratamento com atendimento por veterinário, até que possam ser adotados por uma família”, disse o vereador.
Leal lembra que Capivari não dispõe de nenhum programa, projeto, convênio ou parceria com alguma instituição, seja privada ou governamental, a fim de fazer um efetivo acolhimento de cães e gatos de rua, para que estes possam ser encaminhados aos cuidados de um veterinário, castrados, e fazer também o controle de possíveis zoonoses.
“Se você encontrar filhotes de cães ou gatos abandonados no município, ninguém da comunidade sabe para onde ligar ou se dirigir para pedir auxílio e socorro a estes animais. Não existe uma política clara com divulgação de um número de telefone público onde qualquer cidadão possa acessar o serviço de apoio a este tipo de situação. É de extrema necessidade a criação de um projeto de proteção a estes animais de rua, onde as ações sejam direcionadas no controle desordenado da população de cães e gatos de rua com castração destes animais, e principalmente a sua proteção, destinando estes para o devido cuidado por veterinário até que possam ser adotados por uma família”, completou.