A pandemia do coronavírus, iniciada em março de 2020, mudou a rotina de todos ao redor do mundo. Afetou praticamente todas as áreas da sociedade, e com a educação não foi diferente. Suspensas durante muitos meses, as aulas presenciais nas escolas deram lugar as atividades virtuais. Em Palmares do Sul, a Escola de Educação Infantil Luluzinha vem se reinventando durante a pandemia em relação as atividades propostas aos alunos.
A hora do conto, iniciada com o Projeto Itinerante de forma online durante a pandemia, continua acontecendo no cotidiano da escola. Com o objetivo de desenvolver a linguagem oral usando a narrativa de histórias como um hábito saudável para a vida, a escola realiza a “Hora do Conto Virtual”. Este projeto é dividido quinzenalmente entre os professores, com o uso de diferentes histórias e recursos.
A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de conhecer o mundo. Por meio dela as crianças entram em contato com a fantasia e os sonhos. Segundo a direção da Escola, este momento é um caminho não apenas de descobertas, mas também um dos mais completos meios de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade das crianças.
Participam do Projeto integrantes da direção, Maria Cristina Fonseca Machado e Magna Boeira, e as professoras Maribel Fraga (Berçário), Viviane Braga (Maternal I), Gilmara Souza e Luiza Brum (Maternal II), Patrícia Campos e Maria Rozelaine Ferreira (Pré I) e Marli Santiago (Pré II). O projeto conta com o apoio ainda das auxiliares Kamili Nacimento, Marilene Mesquita, Monique Santos e Ivonice Souza, da secretária Michelly Bueno e das merendeiras Andressa D’Ávila, Elisangela Mesquita e Luciana Ferreira.