📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Litoral

Novos CEPs começam a ser implementados nos municípios do Litoral Norte

Quatro cidades da região já tiveram a mudança, que se estenderá aos demais municípios até o fim de 2026

Publicado

em

Quatro municípios do Litoral Norte têm, em 2026, o primeiro verão com novos CEPs para residências, comércios e outros serviços. Desde o segundo semestre de 2025, cada logradouro de Capão da Canoa, Tramandaí, Osório e Torres passou a ter um Código de Endereçamento Postal próprio, e não mais um por distrito, incluindo a sede. Em 2026, segundo os Correios, o mesmo vai ocorrer em Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

“Os Correios estão sempre readequando esses códigos onde acontece alguma mudança importante, acrescentando novos CEPs em municípios que estão crescendo, em novas ruas ou em locais onde há mudança de bairro, adaptando os números conforme as necessidades vão surgindo”, disse a companhia, em nota. Para todos os efeitos, esta mudança é importante porque “cada CEP corresponde a uma informação que permite a identificação do estado, da cidade, do bairro e do trecho da rua a que aquele código está associado”, observaram os Correios.

Capão da Canoa foi o primeiro município a ter a mudança, em vigor desde 31 de julho de 2025, e prazo de adaptação de seis meses. Segundo a Prefeitura, foram incluídos quase 500 logradouros, organizados em 31 bairros, com faixas de CEP específicas. Em Tramandaí, a mudança de códigos ocorreu em 30 de setembro de 2025. Segundo os Correios, com a nova codificação, 536 logradouros, distribuídos em 32 bairros, receberam 731 CEPs.

Já em Osório, a alteração passou a valer a partir de 1º de novembro. Conforme a Prefeitura, o antigo CEP geral é válido por 90 dias. Em Torres, a mudança estava prevista para 2024, porém ocorreu mais recentemente, em 30 de dezembro. São três faixas do CEP utilizadas para o município. Apesar das alterações, alguns municípios ainda não procederam com a mudança de placas de ruas, como Capão da Canoa, Tramandaí e Osório, que ainda informam os CEPs gerais. A Prefeitura de Osório disse que existe um projeto para substituição destes materiais.

Como saber o CEP da sua rua

Os códigos postais já estão disponíveis para consulta no site dos Correios (CLIQUE AQUI). Obrigatoriamente, é preciso inserir a UF, o município (localidade) e logradouro (rua, avenida, etc.). Ainda é possível fazer a pesquisa por meio da Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones 4003-8210 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 881 8210 para as demais localidades.

Os Correios orientam divulgar o CEP atualizado do endereço aos correspondentes, como pessoas e empresas que enviam cartas e encomendas, para a distribuição com mais agilidade e eficiência, diminuindo as dificuldades de entrega e eventuais devoluções por endereçamento inadequado, incompleto ou incorreto. A estatal diz atualizar semanalmente os sistemas de bancos e empresas que trabalham conectadas ao seu banco de dados.

Informações do Correio do Povo

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.