📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix União Braz Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Geral

Com 52 óbitos, RS ultrapassa os 42 mil casos confirmados de dengue em 2025

Se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, devido ao calor, darão origem a um novo ciclo do mosquito

Publicado

em

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se torna mais prevalente durante o verão devido às condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito.

De acordo com o Painel de Casos de Dengue do RS, do Governo do Estado, o Rio Grande do Sul já contabilizou, em 2025, o total de 52 óbitos devido a doença. São 42.018 casos confirmados, com 477 municípios infestados. (Dados atualizados em 16.12.2025).

Os principais sintomas incluem:

Febre alta repentina
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Dores musculares e articulares
Náuseas e vômitos
Erupção cutânea
Cansaço extremo
Sangramentos leves (como sangramento nasal ou gengival)

A coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera, Mestra em Enfermagem Andressa Telles Borges, salienta que, no verão, é essencial ampliar os cuidados com o mosquito e identificar água parada a fim de evitar novos casos.

“A prevenção é a melhor forma de combater a doença, através da eliminação de criadouros e proteção pessoal. Em caso de suspeita de dengue, é fundamental buscar atendimento médico e seguir as recomendações para o tratamento adequado. Com medidas preventivas eficazes, é possível reduzir significativamente o risco de transmissão”, ressalta.

Andressa dá algumas dicas de cuidados. Confira:

Elimine água parada: Verificar se não há nenhum objeto que possa acumular água, como pneus, garrafas, latas, baldes, entre outros, além de manter as calhas limpas e sem obstruções e verificando se não há vazamentos de água, principalmente dentro de casa.

Instale telas de proteção: Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada do mosquito da dengue em sua casa.

Manter o Ambiente Limpo: Manter o ambiente ao redor de casa limpo e livre de entulhos. Manter o quintal e os jardins aparados e sem acúmulo de folhas e detritos.

Uso de Repelentes: Aplicar regularmente repelentes de mosquitos na pele exposta. Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos estão mais ativos. Além disso, a sugestão é usar larvicidas e inseticidas em recipiente de água que não possam ser eliminados, como caixas d’água.

Cuidados Especiais durante Viagens: Utilizar telas em janelas e portas em áreas onde a dengue é endêmica. Utilizar repelentes e roupas protetoras durante atividades ao ar livre em áreas propensas à dengue.

Cooperar com as campanhas de prevenção: Participar de campanhas de prevenção promovidas pelo governo e por organizações locais é uma forma de ajudar a prevenir a proliferação do mosquito da dengue em sua comunidade.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.