Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão avança pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e traz chuva para quase todo o Estado. A MetSul Meteorologia alerta que em várias cidades a chuva será por vezes forte e com trovoadas. Não podem ser descartados temporais muito isolados com vento forte granizo.
Na sexta, o centro de baixa pressão estará na costa, onde se aprofunda. A sua circulação de umidade provocará chuva, garoa e vento na maior parte do estado. Isoladamente, a chuva em alguns momentos será forte.
As rajadas de vento na sexta podem ser fortes a muito fortes em alguns momentos no Sul e no Leste gaúcho com registros de 60 km/h a 80 km/h, em especial nas lagoas e na costa. Há risco de queda de árvores e cortes isolados de energia. Uma massa de ar polar avança da Argentina e do Uruguai para o estado nesta sexta-feira e haverá uma queda acentuada da temperatura com frio intenso no final do dia.
Com o vento, a sensação térmica vai ser muito baixa. O tempo melhora com predomínio do sol e noites geladas no fim de semana, quando se espera a formação de geada em muitos municípios em horas da madrugada. Só que a trégua da instabilidade vai durar pouco. Volta a chover no estado entre segunda e terça da semana que vem.
Palmares em alerta com a mudança do vento
A chegada da frente fria no fim desta semana vai ocasionar a mudança do vento para o quadrante sul e deixa Palmares do Sul em alerta com a situação do nível do Rio. Nesta semana, com os ventos soprando do norte, as águas baixaram em grande parte da sede do município.
Apenas os bairros Porto e Agreste ainda apresentavam áreas alagadas. O Rio Palmares ainda encontra-se cheio e o vento sul pode fazer com que suba novamente pela cidade.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI