Glacy Osório confirmou que é pré-candidata a prefeita pelo PSDB (Foto: Arquivo pessoal)
A ex-prefeita de Capivari do Sul Glacy Osório (PSDB) confirmou à reportagem do Integração na noite desta sexta-feira, dia 12, que é pré-candidata ao Executivo nas eleições deste ano. Em reportagem publicada na edição desta semana, a redação destacou a possibilidade do município, após 24 anos, contar com três candidatos à prefeitura: Leandro Monteiro, atual prefeito, Rodrigo Magni, do Republicanos, e Daniel Couto, do Progressistas. “Teremos então quatro candidatos? Pois no momento sou pré-candidata!”, disse a tucana.
Maninha explicou a decisão lembrando o bom momento do partido, principalmente a nível estadual. “Hoje temos um Governador que foi reeleito pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, que vem fazendo um grande trabalho. Então nosso município não pode ficar sem um representante, pela história que o PSDB tem em Capivari. Ainda é cedo, tem todo o processo eleitoral com as convenções partidárias, mas hoje sou pré-candidata”, afirma, deixando claro que não existe a possibilidade de compor uma chapa sendo vice-prefeita. “Somente irei colocar meu nome se for como prefeita. Caso contrário não”.
Glacy lembrou da eleição municipal de 2016, quando foi candidata a vice-prefeita ao lado de Fernando Cardoso. “Quando aceitei ser vice naquela ocasião, fui muito criticada. Então essa possibilidade não existe mais”, relatou.
Perguntada sobre a Federação entre PSDB – Cidadania, Maninha se resumiu a dizer que “é necessário aguardar as convenções”. Os dois partidos, por estarem federados, precisam ocupar o mesmo palanque na eleição.
Por fim, a pré-candidata confirmou que está em dia com a Justiça Eleitoral. “Desde o dia 15 de dezembro estou apta a concorrer”, finalizou.
O que diz o Cidadania
Paulo César Meyer, que está em processo para a assumir a presidência do Cidadania em Capivari do Sul, disse desconhecer a informação da pré-candidatura de Glacy Osório. “Vínhamos mantendo conversas, mas a possibilidade da sua pré-candidatura ainda não havia sido colocada em pauta, pois estávamos aguardando a situação eleitoral da Maninha”, comentou.
Meyer ainda confirmou à reportagem que o partido mantém uma relação estreita com o Republicanos, que tem como pré-candidato Rodrigo Magni. “Estamos sim, em conversas bem avançadas com o Republicanos. Aguardamos as convenções partidárias”.
O que é uma federação partidária
A federação de partidos foi aprovada em agosto de 2021 pelo Congresso. O modelo permite a união de siglas com afinidade ideológica e programática, sem a necessidade de fundir os diretórios.
As federações permitem que dois ou mais partidos se unam, funcionando como se fossem uma única legenda. Diferente das coligações, as federações duram além da eleição.
Os partidos que formam uma federação precisam se manter unidos de forma estável durante pelo menos quatro anos do mandato legislativo e seguir as mesmas regras do funcionamento parlamentar e partidário.
Unidos, os partidos devem atuar de maneira uniforme em todos os estados. Os resultados eleitorais da federação serão somados para fins de cálculo da cláusula de desempenho.
LEIA TAMBÉM
Leandro Monteiro é pré-candidato a reeleição
Republicanos se prepara para os desafios da disputa eleitoral de 2024
Como está o atual cenário político de Capivari e Palmares
Daniel Couto e Paulinho Xavier são pré-candidatos pelo PP
Após 24 anos, Capivari do Sul pode ter três candidatos a prefeito