A Secretaria de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente, por meio da Patrulha Agrícola municipal, vem intensificando o apoio aos agricultores e pecuaristas familiares no plantio de milho nesta reta final de ano, aproveitando as boas condições climáticas para a semeadura do grão.
Devido às chuvas expressivas ocorridas em outubro e novembro, o plantio do cereal, assim como de outras culturas de verão, teve que ser postergado nesta safra. Mesmo assim, a Patrulha Agrícola deve concluir ainda nesta semana o preparo do solo e o plantio do milho em propriedades nos distritos da Santa Rosa, Rancho Velho e na sede do município.
Segundo levantamento do Escritório da Emater/RS-Ascar de Capivari do Sul, que presta assistência técnica aos produtores através de contrato com o município, a expectativa é que a cultura ocupe 80 hectares, sendo 35 ha de milho grão e 45 ha de milho silagem na safra 2023/2024. Da área total, cerca de 60% é atendida pela Secretaria em pelo menos uma das etapas de cultivo.