Dentro da programação do Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização de prevenção ao câncer de mama, a Câmara Municipal de Palmares do Sul promoveu, na sexta-feira, 06 de outubro, uma palestra com a Deputada Estadual Patrícia Alba, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, sobre o “Olhar da Mulher na política e os desafios para os próximos anos”.
Reeleita nas eleições de 2022, Patrícia iniciou sua fala agradecendo o convite do Legislativo palmarense para falar sobre um tema importante e atual. “É necessário que se fale sobre a prevenção ao câncer de mama durante todo o ano, mas especialmente neste mês aproveitamos para reforçar as orientações às mulheres. Além disso, vamos falar também sobre a sua participação na política atual. Na Assembleia, como Procuradora Especial da Mulher, cuidamos de todos os assuntos pertinentes as mulheres em parceria com diversos órgãos públicos”, comentou.
Hoje, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele. Somente em 2022, foram 66 mil novos casos em todo o Brasil, com 4.050 no Rio Grande do Sul. “Quando uma mulher é acometida por uma doença, culturalmente e geneticamente nós somos as cuidadoras do lar. Isso significa que quando ficamos doentes, toda a casa também fica. Por isso a importância de toda a prevenção para que haja uma chance de cura real”, comentou.
A deputada lembrou que a campanha ao câncer de mama iniciou há 14 anos, quando a participação das mulheres na política ganhou força. “Por isso a importância da participação das mulheres legislando em todas as esferas, seja municipal, estadual e federal. Assim, novas políticas públicas voltadas as mulheres começaram a ganhar força”, disse Patrícia, citando algumas Leis que estão em vigor, como a que prevê tratamento especializado em até 60 dias após o gianóstico da doença e a que estabelece 30 dias para a realização do exame após a suspeita. “Para que isso seja possível, é necessário que os prefeitos, presidentes e governadores destinem recursos para se fazer cumprir essas Leis no orçamento anual”.
Patrícia finalizou sua fala encorajando as mulheres a participarem da política. “Somente assim, participando ativamente na política, vamos poder cobrar o poder público para que as Leis em nosso favor sejam cumpridas, seja elas na área da saúde, segurança”, completou.
O presidente do Legislativo Manoel Antunes destacou a sua participação na área saúde em Palmares. “Mesmo antes de ser vereador, sempre procurei buscar auxílio à comunidade na área de saúde, trazendo profissionais capacitados para orientar a comunidade. Agora presidindo o Legislativo não seria diferente. Agradeço a todos os funcionários pelo esforço que tiveram para a realização deste evento. O bom público que está aqui hoje mostra que fizeram um grande trabalho. Esse é o papel da Câmara para a sociedade”, disse Maneca.
Participaram do evento o Prefeito de Palmares do Sul Mauricio Muniz, o Vice-prefeito Gilmar Souza, Ana Valmorbida, Diretora Geral da União dos Vereadores do RS, os vereadores Murilo Pereira e Vânia Moraes, Evânia Nunes, vereadora de Tapes, Tatiane Kestering, vereadora de Capivari do Sul, Secretários Municipais, representantes de entidades e comunidade em geral.