Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Plano de Carreira: “Vamos convidar os servidores para participar da discussão dos projetos”, afirma Geovane

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Capivari do Sul, Geovane Silveira, recebeu nesta semana a reportagem do Integração para falar sobre as ações do Legislativo para o ano de 2023, e outros temas. Além disso, o vereador comentou sobre os projetos que estão em tramitação na Casa e o atual momento do Partido Democrático Trabalhista de Capivari, o qual também ocupa o cargo de presidente.

Articulação para a presidência

Silveira relatou que o posto de comandante da Câmara foi firmado no primeiro ano de mandato com os demais vereadores do PDT. “Quando assumimos nesta legislatura, a nossa bancada do PDT possuía a maioria dos vereadores e geralmente a presidência da Câmara fica na bancada de quem tem o maior número de vereadores. Então, nós fizemos um acordo no primeiro ano de governo onde a vereadora Fabiana Costa seria a primeira a liderar a Casa, seguida por Cristina Bueno, eu e por último Manoel Dias, que até então não tinha pretensões de se tornar secretário. No próximo ano, caso Barriga volte a Câmara, ele assumirá a presidência”.

Avaliação sobre os primeiros dois anos como vereador

Apesar de atuar há 20 anos como servidor público, Geovane comentou que o início da caminhada no Legislativo foi tudo novo. “Uma coisa é nós analisarmos de fora, outra é estar aqui dentro. Mas uma das coisas que percebi é que a comunidade, de uma maneira geral, não ficou desamparada. Todos os projetos que foram enviados do Executivo foram discutidos e aprovados, sempre buscando beneficiar a comunidade. Então foi isso que procuramos fazer nestes dois anos de mandato, e na presidência não vai ser diferente”.

O papel do vereador

Talvez uma das funções mais importantes do vereador é fazer com que população saiba exatamente o seu papel na Câmara Municipal. Mas o que pode ser feito para deixar o trabalho mais claro e transparente? “Quando iniciamos nossa legislatura, em 2021, a Câmara tinha apenas um canal de comunicação direta com a comunidade, que era os áudios das sessões disponibilizados no site. Além disso, havia a página no Facebook, que se mantém até hoje. Após isso iniciamos a divulgação das sessões em vídeo, ao vivo, fazendo com que as pessoas tivesses mais acesso ao trabalho dos vereadores. Notamos que não há uma grande procura por parte da comunidade para saber como está o andamento da Casa, mas a gente sempre se propõe a esclarecer dúvidas e colocar tudo o mais transparente possível.

Mudanças e melhorias na Câmara

Um dos objetivos do presidente é fortalecer o trabalho com pequenos eventos visando beneficiar a comunidade, como palestras. “Vamos manter a programação que fizemos anualmente como o Dia da Mulher, Outubro Rosa, Novembro Azul, usar o espaço da Câmara para trazer a comunidade e discutir assuntos que são pertinentes, como dependência química, violência contra a mulher, violência contra criança e adolescente. Hoje nós já temos uma agenda com eventos pré-definidos que partiram do Executivo. Nesse quesito podemos oferecer um serviço melhor a comunidade. Outro ponto é a reorganização da galeria dos presidentes, pintura interna, organização do plenário com placas indicando os membros da Mesa Diretora, limpeza dos ar condicionado”.

Funcionários do Legislativo

“Hoje estamos com processo em andamento para a contratação de estagiários e mais um funcionário. Muitos vereadores tem seus trabalhos divulgados nas redes sociais, inclusive com página no Facebook. Um dos objetivos de oportunizar o trabalho a estagiários, é fazer com que esse público jovem possa conhecer também o trabalho da Câmara, da rotina, de como funciona o Poder Legislativo, e quem sabe se interessar pela política. Além da oportunidade de trabalho, também proporcionar a oportunidade de conhecimento”.

Relação com o Executivo

Apesar de ser do mesmo partido que o atual prefeito Leandro Monteiro, Geovane disse que os poderes Legislativo e Executivo são independente. Mesmo assim, é necessário manter uma sintonia para que os trabalhos sigam de forma ordeira a responsável. “Devemos sim manter uma harmonia com o Executivo, pois querendo ou não o vereador é limitado. As pessoas não sabem disso, acham que podemos fazer projetos para determinadas situações que na verdade devem partir do Executivo. Não temos a autonomia para certas ocasiões. O que nós devemos fazer é analisar todos os projetos, ver se precisam de ajustes ou acrescentar algo e cobrar isso do Executivo. Mas sempre iremos prezar pela harmonia”.

Projetos em tramitação

Para a realização do tão esperado concurso público em Capivari do Sul, é necessário, antes, a aprovação de alguns projetos pela Câmara. Hoje, quatro projetos estão relacionados ao tema, sendo que dois deles voltaram a pauta nesta semana, entre eles o que trata sobre o plano de carreira do Magistério. “São projetos de suma importância e nós temos que ter em mente que estamos lidando com a vida profissional dos servidores, com cargos, salários, benefícios, e também pensar no município, no que ele pode realmente oferecer. Estamos lidando com esses temas com muito zelo e por isso existe a proposta de mais estudos antes de uma votação. Nosso objetivo é chamar os servidores para a discussão durante esse processo. Vamos dar essa abertura para que eles participem desses estudos”.

Marco Cardoso e atual momento do PDT

Em reportagem publicada no dia 17 de fevereiro, o Integração destacou que o atual prefeito Leandro Monteiro confirmou a sua pré-candidatura a reeleição no município. Por outro lado, a mesma matéria citou a intenção do ex-prefeito Marco Cardoso em deixar o PDT após 40 anos. Como presidente do partido, Geovane falou sobre o atual momento da sigla. “Acredito que o PDT está sofrendo um reflexo da política nacional com a polarização. Isso prejudicou muito todos os partidos, não só o PDT. Apesar dessa dificuldade, o PDT conseguiu se manter dentro da cláusula de barreira, não precisando se fundir com outros partidos. Agora, vindo para o município, entendo que o PDT não tem motivo algum para se envergonhar de nada. Ajudamos a construir Capivari, mesmo antes de 1997, quando fazíamos parte de Palmares. Das sete administrações que o município teve, seis foram do PDT. Nos últimos três mandatos tivemos sempre a maioria na Câmara. Estamos passando sim por um momento de renovação. O Marco, pelo que conversei com ele, cumpriu com tudo aquilo que podia, sendo vice-prefeito, prefeito por quatro vezes e secretário. Foi presidente do partido. Ele está dando lugar aos mais jovens para que novas lideranças possam surgir. E é isso que estamos procurando fazer. Em 2022 tivemos cinco filiações e estamos trabalhando nesse sentido”.

Consideração final

“Queria agradecer a todos os funcionários que nos auxiliam em todos os processos da Casa. Convido toda a comunidade para acompanhar o trabalho dos vereadores e discutir as pautas que passam pela Câmara. As portas estarão sempre abertas”.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.