O governo do Estado entregou 148 novas viaturas para a Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em um ato realizado na quarta-feira (30/11). A ação de reforço e qualificação da segurança pública beneficia diretamente mais de 70 municípios gaúchos, entre eles Palmares do Sul. O município foi representado no ato pelo prefeito Mauricio Muniz, pelo presidente do Consepro Marcelo Meyer e os Inspetores Camila e Elias.
“Para nós é mais um dia um dia muito importante. Constantemente deixamos nossos pedidos e cobranças na área da segurança pública ao Estado, sempre visando maior segurança aos moradores e melhores condições aos policiais. Saliento também a atuação do delegado Antônio Ractz, grande parceiro e incansável batalhador pela nossa Polícia Civil local. Seguiremos com este compromisso”, relata o prefeito Mauricio.
Ao todo foram entregues sete ambulâncias e cinco caminhões do tipo Auto Bomba Tanque (ABT) para o CBMRS, sete veículos para o IGP (rabecões), 69 caminhonetes Dusters para Polícia Civil e 60 modelos Mitsubishi L200 para a Polícia Penal. As viaturas foram adquiridas com verbas do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) e do Avançar na Segurança, resultando em um investimento de R$ 48.591.322.
“Mais uma entrega do nosso Programa Avançar, nas áreas da Segurança Pública e Sistema Penal e Socioeducativo. Um valor de aproximadamente R$ 50 milhões e que está qualificando os serviços públicos e colaborando para um melhor aparelhamento das forças de segurança. O resultado chega lá na ponta e ajuda a melhor proteger a sociedade gaúcha”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior.
Câmeras de monitoramento no interior das viaturas
As viaturas da polícia penal apresentam uma novidade: câmeras de monitoramento no interior das viaturas. “Na medida que temos uma viatura semi blindada e com essa tecnologia, garantimos mais segurança ao policial e, por consequência, à comunidade. Esse investimento, junto de outros em obras, armamentos e proteção, traz a possibilidade de prestar serviços cada vez mais eficientes”, afirmou o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild.
Para o secretário de Segurança Pública, Vanius Santarosa, os novos veículos serão muito úteis na rotinas das corporações e contribuem para a redução da violência. “Certamente, as viaturas vão ajudar os operadores de segurança pública a prestar um serviço ainda melhor. Elas estão no contexto dos quase meio bilhão de reais investidos na área, em armamento, tecnologia, reposição de efetivo, entre outras. Tudo isso, está colaborando para a diminuição do número de mortes violentas no Estado”, explicou.