Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Capivari do Sul se prepara para receber curso de Ciências da Natureza e Agronomia da UFRGS

Publicado

em

Em maio deste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Capivari do Sul recebeu uma ligação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi apresentada a proposta de implementação da Turma 5 do Programa Especial de Graduação (PEG) Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza – realizado pelas Faculdades de Educação (FACED) e de Agronomia (FAGRO).

Conforme o Executivo, o interesse da universidade se concretizou com base na existência da comunidade remanescente de quilombolas Costa da Lagoa, localizada no distrito da Santa Rosa, comunidade Guarani da Aldeia Araçaty, agricultores familiares e população rururbana, que configuram parte dos povos do campo focalizados por essa licenciatura, egressos do ensino médio local, além da possibilidade de professores da rede pública optarem por uma segunda graduação e demais pessoas que desejarem participar do vestibular.

“O município de Capivari do Sul possui uma localização que tende a favorecer os estudantes do nosso município bem como dos municípios vizinhos, de maneira a diminuir as longas viagens diárias que necessitam fazer para continuar os seus estudos. A Prefeitura Municipal acredita que esta ação promoverá a inclusão e o acesso à educação facilitando, também, a permanência dos estudantes no ensino superior”, esclarece o prefeito.

O Termo de Cooperação depende da aprovação do Projeto de Lei n° 113/2022, que está tramitando na Câmara, e autoriza o município a ceder em caráter temporário salas de aulas nas dependências da escola Capivari. Após a aprovação, o município estará apto para organizar e providenciar a criação do Núcleo Comunitário para receber o curso, que conta com 15 docentes efetivos e 10 colaboradores, todos com doutorado e pesquisas nas respectivas áreas de trabalho.

“Com o apoio da universidade, Capivari do Sul estará viabilizando o ensino superior tão esperado pela comunidade local e, junto a isto, estará sendo beneficiado com uma educação pública e de qualidade”, completou o prefeito.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.