As comunidades de Butiatuva e Granja Vargas, em Palmares do Sul, agora também estão inseridas no mundo digital com o que há de melhor em internet no mundo. Isso por que a Netpal Telecom inaugurou no sábado, dia 24 de julho, a rede de fibra óptica nas duas localidades. Uma carreata pelas ruas dos distritos marcou o ato.
“Hoje é uma conclusão de uma fase da empresa, que é a colocação da fibra óptica na Butiatuva e Granja Vargas. Iniciamos a execução desse projeto em fevereiro deste ano, e cinco meses depois entregamos um produto perfeito a essas duas comunidades, com tecnologia 100% de ponta”, disse o proprietário da Netpal, Regis Bauermann.
Regis ainda lembrou todo o processo para implementação da fibra nos dois distritos. “Em março de 2020, quando iniciou a pandemia, houve uma demanda muito grande das comunidades de Butiatuva e Granja Vargas por internet, onde nos obrigamos a parar de vender pois não tínhamos capacidade técnica de atender tal demanda. Hoje, mais de um ano depois, nossa equipe começou a contatar os clientes da lista, no qual muitos ainda estão nos esperando. A demora e deu pelos trâmites legais que deveriam ser cumpridos, como a aprovação no DAER, já que essa obra faz parte do Projeto Península Digital, onde a fibra óptica é subterrânea, e de aprovação na prefeitura municipal. Agradeço aos nosso engenheiros Fábio e Roberto Santos, e a todo o Executivo de Palmares através das secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, que nos atenderam nossas demandas. Então foi um processo demorado”, disse.
No dia da inauguração, uma live nas redes sociais da Netpal foi comandada pelo apresentador Ronaldo Bitencourt que, além Regis, contou com a presença de Paulo Renato, um dos idealizadores da chegada da internet na Granja Vargas há 15 anos. “Cerca de 15 anos atrás eu ouvi que uma empresa estava trazendo a internet via rádio, o que na época era uma tecnologia de ponta aqui para a região. E como eu dependia muito da internet devido ao trabalho, fui atrás para saber mais sobre o assunto, já que não possuíamos internet na Granja. Foi quando o Regis me pediu uma lista de 20 nomes, pois com isso poderia viabilizar a vinda da internet para cá. Corri durante um ano e meio atrás desses clientes, conseguindo um total de 32”, disse Paulo.
A torre para a transmissão do sinal foi colocada no pátio de Paulo Renato, que cedeu o espaço a Netpal. “A obra foi muito rápida e depois disso o número de adeptos a internet via rádio foi crescendo e hoje já temos essa potência que é a fibra óptica”, completou.
Por fim, Regis agradeceu a toda equipe pelo empenho para a conclusão do projeto. “Não posso deixar de agradecer a toda minha equipe pelo esforço. Implantamos 220 postes da RSC 101 até aqui dentro da Granja Vargas. O pessoal trabalhou duro, de madrugada, com muita dedicação e comprometimento, pois sem eles a empresa não chegaria onde chegou. E claro, não esquecemos das comunidades de Butiatuva e Granja Vargas pela paciência que tiveram com a Netpal. Os moradores daqui estão de parabéns”, concluiu Bauermann.
Durante esta semana de lançamento, a Netpal esteve de segunda até esta sexta-feira, dia 30, com escritório na Granja Vargas, facilitando o acesso da comunidade para contratação do serviço.