Conecte com a gente!

Palmares do Sul

Consultas da atenção básica de saúde devem ser agendadas a partir deste mês em Palmares

Medida vale apenas para os moradores da Sede do município

Henrique Pajares

Publicado

em

No início da semana, a Secretaria de Saúde de Palmares do Sul anunciou que a partir de maio as consultas de atenção básica de saúde realizadas no Hospital São José deverão ser agendadas no Posto de Saúde. Essa medida vale para os moradores da Sede, já que nos distritos o sistema já está implantado e funcionando.

Segundo o Executivo, em razão do município comprar os serviços do Hospital, os atendimentos não têm suas informações reguladas, uma vez que os pacientes vão direto ao local. Com este novo formato, a Secretaria de Saúde passa a coletar as informações da Assistência Básica também da Sede, reunindo, assim, as informações de todos os Postos em um único sistema.

Os agendamentos já estarão abertos a partir da próxima semana, de forma presencial. As consultas terão hora marcada e a possibilidade de escolha do médico.

“Tomamos esta decisão em conjunto visando melhorar os atendimentos. O único Posto que não temos todos os dados completos é o da Sede em função das pessoas irem direto ao Hospital. Agora, com o agendamento, não terá necessidade de aglomeração no Hospital, nem de espera; já que o agendamento é com dias de antecedência. Esta ação é boa para nosso planejamento de ações e gestão de recursos, e melhor ainda para os pacientes, pois não precisarão mais esperar e ainda terão todo seu panorama clínico no mesmo banco de dados, o que facilita para seu acompanhamento médico”, relata a secretária interina de Saúde, Juliana Gasso.

O contrato que o município mantém com o Hospital São José de urgência e emergência segue o mesmo, ou seja, em casos não eletivos todos serão atendidos normalmente no Hospital em demanda de classificação de risco.

Na terça-feira, dia 27, a Secretária Juliana Gasso, acompanhada da Diretora de Saúde Camila Ferreira, realizaram uma transmissão ao vivo no Facebook esclarecendo todas as dúvidas com a população. Confira abaixo os principais tópicos passados no vídeo.

Atendimento de urgência/emergência: não sofre nenhuma alteração no atendimento do Hospital. Única coisa que muda será em relação a consultas de troca de receitas e acompanhamento de pré-natal, por exemplo, que terão que ser agendadas.

Agendamento: o agendamento das consultas da atenção básica será feito no Posto de Saúde, de forma presencial. O paciente poderá escolher o dia, horário e o médico do atendimento. Isso facilitará para a população, que terá apenas que chegar 15 minutos antes do horário, não se tendo assim aglomerações e esperas prolongadas para o atendimento. Os moradores da Casa Velha poderão fazer o agendamento via telefone através do número (51) 3668.3123.

Para quem será a mudança: a partir do dia 1º, apenas os moradores da Sede de Palmares terão que seguir este novo sistema de marcação de consultas. Para os moradores dos distritos nada mudará, pois o sistema já é aplicado com médicos da atenção básica.

A importância da medida: com os pacientes da Sede de Palmares entrando neste sistema, o município terá o acompanhamento de 100% da população na atenção básica, e saber realmente todos os acompanhamentos dos pacientes, como exames, medicações, se possui alguma comorbidade, se tem algum tratamento em andamento, etc.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.