Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Secretaria de Ordenamento Rural e Emater/RS entregam prêmio Roça 2020

Henrique Pajares

Publicado

em

Visando promover a diversificação produtiva e reconhecer ações inovadoras no meio rural de Capivari do Sul, foi realizada na sexta-feira, dia 4, a entrega do prêmio “Roça Mais Diversificada 2019/2020”. A agraciada com 1.000 kg de calcário e 300 kg de adubo foi a agricultora Conceição de Oliveira Mattos. Há mais de três anos ela vem cultivando hortaliças na propriedade de 7 hectares, na localidade de Rancho Velho. Em conjunto com o irmão Catharino Mattos, Conceição realiza anualmente os plantios de melancia, moranga, cebola, alho, melão, aipim, milho, além de hortaliças, como alface, couve, repolho, dentre outras. Parte da produção é voltada ao autoconsumo e o excedente é comercializado na Feira Municipal da Agricultura Familiar.

A premiação, que começou a ser realizada em 2015, é concedida anualmente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente e tem o apoio do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar na seleção da roça mais diversificada. Os objetivos do prêmio são incentivar a diversidade produtiva, reconhecer ações inovadoras nas propriedades rurais, a produção para o autoconsumo e para comercialização na Feira da Agricultura Familiar e no mercado institucional e local.

Participaram do ato de entrega do prêmio o Prefeito Municipal, Marco Cardoso; o Secretário de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente, Luiz Carlos da Silva Andrade; Lisiane Netto Marins, representando a Associação dos Agricultores e Pecuaristas Familiares de Capivari do Sul (AGRIPEC-SUL), e Gustavo Silva, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. Desde 2015, já foram premiados os agricultores José Antônio de Souza Brum, da Santa Rosa; José Augusto de Oliveira, do Rancho Velho; João Luiz da Silva Nunes e Lisiane Netto Marins, ambos da sede.

Capivari do Sul

Primeira vacinada em Capivari é uma enfermeira

Henrique Pajares

Publicado

em

Cristiane Maidano recebeu a primeira vacina contra o Covid-19 em Capivari do Sul (Foto: Divulgação)

A primeira dose da vacina Coronavac em Capivari do Sul foi aplicada nesta quarta-feira, dia 20, às 8h30min, na enfermeira Cristiane Maidano, 38 anos, que atua desde o início da pandemia na linha de frente de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid. Conforme distribuição da 18° Coordenadoria Regional de Saúde, o município recebeu 29 doses, sendo que nesta primeira etapa, serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid – 20 pessoas – e os indígenas – 9 pessoas.

Todas as doses recebidas pelo município foram todas aplicadas na manhã desta quarta-feira, sendo imunizados 20 profissionais da saúde e 9 indígenas. Também fazem parte deste grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas como Capivari não possui nenhuma instituição, não foram destinadas doses para este grupo.

A sequência da vacinação ocorrerá conforme o Ministério da Saúde for encaminhando as vacinas aos Estados e posteriormente aos municípios. “Por isso, recomendamos que nenhum cidadão vá até a ESF a procura da vacina, pois todos serão devidamente informados, conforme as doses forem chegando, respeitando sempre a ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária Marinez Borges de Souza.

Continue lendo

Capivari do Sul

Profissionais da saúde e indígenas serão os primeiros vacinados em Capivari do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Capivari do Sul irá receber nesta quarta-feira (20), pela manhã, 29 doses da vacina Coronavac. Conforme a Secretária Marinez Borges, a vacinação será feita ainda pela manhã na Estratégia Saúde da Família. Nesta primeira etapa, serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid – 20 pessoas – e os indígenas – 9 pessoas.

Também fazem parte deste grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas como Capivari não possui nenhuma instituição, não foram destinadas doses para este grupo.

A sequência da vacinação ocorrerá conforme o Ministério da Saúde for encaminhando as vacinas aos Estados e posteriormente aos municípios. “Por isso, recomendamos que nenhum cidadão vá até a ESF a procura da vacina, pois todos serão devidamente informados, conforme as doses forem chegando, respeitando sempre a ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária.

O Litoral Norte recebeu 4.280 doses de vacina nesta primeira etapa.

Continue lendo

Capivari do Sul

Coronavírus: veja como Capivari do Sul encerra a primeira semana de janeiro

Henrique Pajares

Publicado

em

No fim desta sexta-feira, dia 08 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Capivari do Sul divulgou o boletim epidemiológico do coronavírus com mais dois casos confirmados. Agora, o município chega a 331 casos da doença, com 313 já recuperados. Nesta semana, desde a segunda-feira, foram 18 pessoas positivadas pelo vírus em Capivari do Sul.

O boletim informa ainda que 22 pessoas estão em isolamento com sintomas gripais, assim como outras 19, contactantes. Um aguarda resultado de exame. Diferentemente do boletim de ontem (07/01), Capivari não possui pacientes internados.

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.