Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Comunidade de Capivari faz festa para receber nova Unidade Sanitária

Publicado

em

A nova Unidade Sanitária de Capivari do Sul foi recebida com muita festa pela comunidade em abril de 1999. Não faltaram foguetes, bolo e outros comes e bebes para comemorar uma das obras mais esperadas pela população. O ato solene iniciou às 17 horas contando com a presença do prefeito Sérgio Marocco, do vice Marco Cardoso, dos secretários municipais e vereadores. Também estiveram presentes os prefeitos de Palmares do Sul, Luciano Bins, de Balneário Pinhal, Vilmar Furini, e Cidreira, Elimar Pacheco.

A secretária de Saúde do município, Zely Dutra, abriu a série de discursos afirmando que estava sendo inaugurada a obra dos nosso sonhos. “Juntamente com o trabalho da equipe de funcionários da saúde, as novas instalações irão permitir um atendimento com mais conforto e dignidade à população”, disse Zely. A secretária fez um breve relato do seu trabalho desde janeiro de 1997, destacando alguns serviços oferecidos, como a implantação do Agente Comunitário e o Programa de Saúde Familiar, enfatizando que o município foi o pioneiro no Litoral. “Não dá para dissociar o lado profissional com o lado humano”, afirmou, concluindo que o trabalho vem sendo realizado com muito carinho e dedicação.

Músicas predominam na inauguração

A utilização de músicas para expressar o espírito comemorativo foi um recurso muito usado durante a inauguração da Unidade Sanitária. A começar pela abertura, feita pela Banda da Escola Arthur da Costa e Silva, que mostrou vários ritmos marciais.

Após a abertura, houve uma homenagem ao Comitê Garibaldino, com a apresentação da música “Anita”, de Marlene Pastro. A pedido do prefeito, o cantor Rudinei Kestering interpretou a música “Gente Humilde”, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

O encerramento da cerimônia também foi feito com uma música. Depois de agradecer a presença de todos, o prefeito Sérgio Marocco comentou que tudo o que tinha para dizer poderia ser expressado com a música “Emoções”, de Roberto e Erasmo, que foi executada durante os cumprimentos.

A nova Unidade Sanitária

O prédio possui hall de entrada e setor administrativo, sanitário masculino e feminino, três consultório médicos, um consultório odontológico, uma sala de observação, sala de satura e curativos, sala de vacina, Posto de Enfermagem, Farmácia, almoxerifado, sala da secretária, cozinha, lavanderia e banheiro de serviço. O projeto foi realizado por Janete Azevedo e Marco Antônio Monteiro Cardoso. A execução foi de Helenara Chiden Sessim. O valor da obra foi de R$ 107.800,00.

“Nosso objetivo foi alcançado”, comentou com satisfação a diretora da empresa que executou a obra, a arquiteta Helenara Sessim. “Construímos uma obra padrão classe A, conforme especificação dos projetos e memoriais fornecidos pela secretaria de Obras”, destacando que houve muita integração entre a empresa e prefeitura. “Temos somente elogios e agradecimentos a todas as pessoas da prefeitura com as quais nos relacionamos no período de duração da obra, pois sempre obtivemos uma excelente atendimento”, concluiu.

Dados técnicos da obra

– Área: 259,12m²
– Projeto Arquitetônico: Arquiteta Janete de Oliveira Azevedo
– Projeto Hidrosanitário e Elétrico: Eng. Civil Marco Antônio Monteiro Cardoso
– Execução da obra: Chiden Arquitetura e Construção
– Responsável técnica pela obra: Arquiteta Helenara Chiden Sessim
– Estaqueamento pré-moldado: Fundengue Engenharia de Fundações
– Duração da obra: oito meses (setembro 1998 a abril de 1999)



Copyright © 2025 Jornal Integração.