Após um domingo sob forte calor com temperaturas acima dos 30°C, o dia acabou com temporal em Capivari do Sul.
A chuva e vento teve início logo depois das 17 horas. Algumas casas foram destelhadas, principalmente no bairro Boa Esperança, onde um galpão de madeira foi totalmente destruído com a força do vento. O telhado foi arrancado e algumas peças ficaram penduradas nos fios de luz.
Na Rua Áustria, no bairro Jardim Formoso, um poste caiu com o temporal. Na Rua Professor Luiz Teixeira, fios da rede elétrica arrebentaram.
A luz começou a ser reestabelecida no início da tarde desta segunda-feira, assim como o fornecimento de água.
Outros pontos do município, na zona rural, registraram queda de árvores e obstrução de ruas, conforme informou a Secretaria de Infraestrutura e Ordenamento Urbano.
Estado deve registrar novas tempestades
Um novo episódio de forte instabilidade vai afetar o Rio Grande do Sul com elevados volumes de precipitação em diversos pontos e ainda um alto risco de tempestades fortes a severas, segundo a Metsul Meteorologia.
Neste segunda-feira, o sol predomina no Rio Grande do Sul, embora acompanhado por nuvens na grande maioria das localidades. Chove em pontos bastante localizados da Metade Norte de manhã. Da tarde para a noite, o calor pode formar novas áreas de instabilidade bastante localizadas com chuva de verão rápida.
Apesar de o dia começar com temperaturas relativamente agradáveis depois da chuva do domingo que trouxe um refresco, será uma segunda-feira de calor com máximas acima de 30ºC na maioria das cidades, especialmente da Metade Oeste, da faixa central e do Sul gaúcho. A terça-feira terá sol e nuvens no Rio Grande do Sul, entretanto no decorrer do dia se espera aumento de nebulosidade.
O tempo já se instabiliza com chuva em algumas áreas de manhã, como no Oeste, e da tarde para a noite a chuva atinge a maioria das áreas do estado com temporais isolados de vento e granizo. Um sistema de tempestades associado a um centro de baixa pressão vai se deslocar da Argentina e do Uruguai para a Campanha e o Sul gaúcho na segunda metade do dia com chuva que pode ser muito intensa a extrema localmente e que poderá vir com vendaval que pode trazer rajadas perto e acima de 100 km/h.
A terça-feira não chega a ser muito quente na maioria das localidades, uma vez que o tempo começa a se instabilizar ainda de manhã em parte do estado. Nos vales e na Grande Porto Alegre, porém, fará muito calor com máximas de até 35ºC ou mais antes da chegada da chuva com risco de temporal no fim da tarde e à noite.
A quarta-feira será um dia de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul com uma baixa pressão na costa e outro centro de baixa pressão atuando no Nordeste da Argentina. A chuva atinge todas as regiões gaúchas no decorrer do dia e será por vezes forte a torrencial em diversas cidades com elevados volumes. No começo do dia, precipitação muito intensa pode afetar pontos entre o Sul e o Leste gaúcho. Porto Alegre está entre as áreas de risco de muita chuva no decorrer da quarta.
Além dos episódios de chuva forte, que podem trazer alagamentos e inundações, segue o risco de temporais isolados de vento forte e granizo. O dia será ventoso em grande parte do estado.
Fotos: Renata Nunes / Lucas Folchini / Colaboração Jornal Integração