📰 Confira a última edição do Jornal Integração!
Anamarthi Agromix Netpal Sindicato Mister Madecasa Corsan
Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Na Câmara, prefeito Marco Cardoso faz forte pronunciamento contra vereadores de oposição

Chefe do Executivo de Capivari do Sul esteve presente na sessão de segunda-feira

Publicado

em

O Prefeito de Capivari do Sul Marco Cardoso esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 11 de agosto, para se pronunciar sobre a conduta de alguns vereadores da oposição, especialmente de Jesuelo Silva, presidente e líder da bancada do Progressistas.

O Chefe do Executivo iniciou sua fala relatando uma publicação feita pelo vereador em suas mídias digitais. “Gostaria de falar sobre uma publicação sem autorização e desreipeitosa do vereador Jesuelo Silva contra a nossa Secretária. Assim ele tem agido, com críticas e ameaças a profissionais, principalmente da saúde. Agindo dessa forma, o vereador os deixam desconfortados e magoados perante a comunidade, gerando instabilidade”, disse Marco.

O prefeito citou outros membros do Partido Progressistas, na qual o vereador deveria se inspirar. “Penso que o vereador deveria se inspirar em seus antecessores partidários, como o saudoso e amigo ex-vice-prefeito Selomar, uma pessoa humilde, coerente, correta, do bem, ou também Fernandinho Cardoso, um ótimo vereador, sendo inclusive homenageado por esta Casa. Fomos adversários e parceiros, sempre tivemos uma relação de muito respeito e consideração, e de cumprimento da palavra, palavra esta que o vereador diz que tem, mas não pratica. Disse nesta Casa que não falaria mais comigo e nem com o vice-prefeito Reginaldo, porém continua ligando e mandando mensagem. Poderia também se inspirar em seus familiares maternos, que são pessoas maravilhosas”.

Marco lembrou do convite feito por Jesuelo para integrar o Partido Progressistas. “Um fato interessante é que este mesmo vereador me procurou quando eu estava sem partido, me convidando para se filiar ao PP, inclusive propondo trazer seus deputados para conversar comigo, argumentando que meu histórico dispensa comentários e de muito respeito na cúpula do PP, respeito este que o vereador não tem. Não fui para o PP por não concordar com o estilo de política do vereador Jesuelo, pois tenta tirar proveito da necessidade e desgraça das pessoas para se promover. Usa da crítica destrutiva para tentar subir. E por esses motivos também não aceitei fazer coligação com o PP. Este, inclusive, nunca foi o estilo de política do PP. O vereador deveria estar em outro partido”, comentou.

Sobre a publicação nas redes sociais, Marco se defendeu dizendo que as suas conquistas pessoais são frutos do seu trabalho. “Se andamos de Toyota, é com o nosso dinheiro, fruto do nosso trabalho particular. Não roubamos nem logramos ninguém. Está tudo pago, somos todos ficha limpa”.

O emedebista fez questão de lembrar também seu modo de administrar o município, iniciando neste ano seu quinto mandato em Capivari do Sul. “A minha política é do trabalho, da dedicação, seriedade, organização, economia e respeito com o dinheiro público, mas principalmente com as pessoas. Vou sempre fazer investimentos de forma equilibrada e obedecendo uma ordem de prioridades. Esse ano já economizados cerca de R$ 200 mil ao não contratar três secretários. Sempre estive na contramão da política tradicional do tipo “toma la da cá”, “rouba mais faz” e não compro ninguém, e continuarei agindo da mesma forma”.

Outro assunto abordado pelo prefeito foi sobre as recorrentes denúncias que a administração vem recebendo através do Tribunal de Contas e Ministério Público. “Nestes sete meses de administração, o espírito dos vereadores de oposição é atrapalhar com Pedidos de Informação e denúncias. Esta atitude demanda uma perda de tempo absurda de servidores e assessoria jurídica, atrasando o andamento normal dos serviços. Gostaria aqui que o covarde denunciante anônimo se apresente. Certamente os vereadores de oposição sabem quem é, pois se não for eles é a mando deles. Afirmo isso por que as denúncias anônimas são sempre acompanhadas com Pedidos de Informação ou falas dos vereadores nesta Casa. Não vão nos intimidar com essas atitudes. Nos deixem trabalhar”, completou.

Vereadores rebatem falas do prefeito

O primeiro a usar o espaço do Expediente dos Vereadores após o pronunciamento do prefeito foi Renato Leal (Republicanos), afirmando que Marco desrespeitou os vereadores. “Quando o prefeito fala que os vereadores de oposição estão fazendo essas denúncias, ele precisa primeiro ver bem quem realmente está fazendo isso, pois veio até esta Casa desrespeitar os vereadores de oposição. Não precisava ofender tanto nos chamando de covardes. Se algum dia eu tiver que fazer alguma denúncia, colocarei meu nome. Covardia é ofender os vereadores, virar as costas e ir embora. Covardia é deixar as pessoas esperando por medicamento três ou quatro meses. Covardia é receber a lista de medicamentos da Secretaria de Saúde e esperar seis meses para fazer uma licitação. Isso sim é covardia”, disse Renato.

Jesuelo Silva, principal alvo das críticas do prefeito, lamentou a fala do líder do governo e a atual situação da administração. “Prefeito não gosta muito de ser cobrado, saiu daqui muito nervoso e me intimando para conversar na rua, que inclusive quero que isso seja registrado em ata. Notamos que estava trêmulo, lendo um texto, não consegue fazer um pronunciamento em público. Um governo que está perdido. Com certeza um ótimo administrador com suas coisas, mas com um orçamento público milionário não se consegue fazer uma licitação em oito meses para compra de remédios. Mas o prefeito e os CCs com certeza não utilizam a Farmácia Popular. Farmácia essa que fui até lá hoje (segunda-feira) para verificar se realmente não tinha remédios, mas fui proibido pela Secretária de Saúde”, comentou o Progressista.

Sobre a publicação nas redes sociais, Jesuelo disse não entender o ressentimento dos integrantes do governo. “Não entendi por que ficaram bravos com notinha sobre que governar um município meio turno de dentro de uma Toyota não dá mais. A governança no serviço público é séria e precisa de dedicação exclusiva. Hoje é duas horas da tarde o prefeito chega na prefeitura muitos dias. O vice só se vê de passagem. A Lei não obriga, mas as coisas não andam. Sei que muitas vezes vou ser oprimido, esmagado, vai vim prefeito aqui com discurso escrito, mas podem fazer o que quiser, foram 348 votos, 12% que confiaram em mim. E o Jesu não está mais sozinho, hoje tem o Paulinho, o Daniel e agora o Renato. E essa dita oposição irá virar situação do povo. Vocês tem que abrir os olhos, tem Amigos do Rei ganhando 70% de aumento enquanto os servidores não ganham um real no vale-alimentação. A humildade sempre vence a arrogância. Não vem para cá dizer que tem Toyota e que conquistou com seu dinheiro, e claro que foi com seu dinheiro e suor, mas quando foi bater de porta em porta para dizer que a prioridade seria a saúde foi a pé, e não de Toyota. E que saúde é essa que ninguém tem um paracetamol, um AS, um remédio para pressão? Lotem a Câmara semana que vem. Não vão me calar nem me intimidar”, concluiu.

O colega de partido Daniel Vargas também comentou sobre o pronunciamento do prefeito. “Não preciso vim aqui defender o Jesuelo, mas digo que você tem uma expressão da comunidade muito grande, pessoas que veem em ti a voz que elas querem que seja ouvida. Nós somos a voz do povo e falamos o que eles querem. Quando o prefeito fala da oposição, que atrapalha e está fazendo denúncias da administração, que seja mais cauteloso quando fala em todos da oposição, pois se eu tiver que realizar alguma denúncia irei colocar meu nome, e não será anônima. Na verdade essa oposição tem trabalhado para o município conquistando recursos, como R$ 330 mil, uma emenda que foi cadastrada no último dia e nas últimas horas possíveis, onde quase se perdeu o recurso. Não entendi o porquê disso, visto que todas as outras emendas foram cadastradas com tempo e sem problemas. Será por que é o partido da oposição? Questionamos também os pedidos que nós fazemos ao Executivo, onde nenhum deles foram atendidos, enquanto os pedidos de vereadores da situação são realizados de um dia para o outro”.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner CORSAN




Copyright © 2025 Jornal Integração.